Concepções de mundo veiculadas no ensino de história do curso ginasial em Minas: 1954 - 1964

Autores

  • Silma do Carmos Nunes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-968

Palavras-chave:

Ensino de história, Concepções de mundo, Conservadorismo

Resumo

Este artigo busca discutir as concepções de mundo veiculadas no ensino de História no estado de Minas Gerais no período de 1954-1964, no antigo urso Ginasial, hoje, 5ª a 8ª séries do 1° grau.

Procura mostrar também as suas relações e influências no ensino de História do referido Estado em épocas posteriores, inclusive nos dias de hoje. Pesquisa recente revelou que aquelas concepções de mundo caracterizam-se por serem tradicionais, conservadoras e liberais-burguesas, o que aqui se pretendeu investigar.

Palavras-chave: Ensino de história; Concepções de mundo; Conservadorismo.

Abstract: This article has an aim of discussing the conception of the world in History teaching in the state of Minas Gerais from 1954 to 1964, at the old “Curso Ginasial” which is now “5ª, 6ª, 7ª and 8ª” of “1° grau”.

It also tries to show its relations and influences of History teaching in Minas Gerais afterwards up to nowadays. Recent researches reveled that those conceptions were characterized ad being traditional and conservative, and this was what we intended to discuss here.

Keywords: Teaching history; Worldviews; Conservatism.

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Biografia do Autor

Silma do Carmos Nunes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

LIBÂNEO, José Canos. Democratização da escola pública: a pedagogia críticosocial dos conteúdos. São Paulo, Loyola, 1985, 149 p.

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Publicado

2008-10-22

Como Citar

NUNES, S. do C. Concepções de mundo veiculadas no ensino de história do curso ginasial em Minas: 1954 - 1964. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 83–96, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-968. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/968. Acesso em: 22 jul. 2024.