Participação e sucesso escolar

construções cotidianas

Autores

  • Lázara Cristina da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-776

Palavras-chave:

Educação, Sucesso escolar das comunidade, Participação política, Conceito de Sucesso escolar

Resumo

Este trabalho é resultado de dissertação de mestrado defendida em 15 de setembro de 1998, no Programa de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Seu objetivo geral é identificar e analisar as concepções de participação e de sucesso escolar da escola da comunidade. A análise dos dados aponta para a existência de uma concepção de participação e de sucesso escolar similares para ambas, fortalecendo, assim os ideais de manutenção do status quo. A participação política não é fomentada e o conceito de sucesso escolar encontra-se voltado para a aprovação, reprovação e evasão escolar.

Palavras-chave: Educação; Sucesso escolar das comunidade; Participação política; Conceito de Sucesso escolar.

 

Abstract: Based on a qualitative approach of research, this dissertation aims at identifying and analysing the way the school and the community conceive the notions of participation and school success. The analysus has show that both the school and the community have similar conceptions of participation and school success. What concerns school success, the mais preocupation was related to three aspects: approving, failing and evasion. It was not found a concrete worrying that could be translated into every day actions that couls form a political consciousness of the group.

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Biografia do Autor

Lázara Cristina da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Departamento de Principios e Organização da Prática Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2008-09-04

Como Citar

DA SILVA, L. C. Participação e sucesso escolar: construções cotidianas. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 26, p. 215–235, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-776. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/776. Acesso em: 22 jul. 2024.