Participação e sucesso escolar
construções cotidianas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-776Palabras clave:
Educação, Sucesso escolar das comunidade, Participação política, Conceito de Sucesso escolarResumen
Este trabalho é resultado de dissertação de mestrado defendida em 15 de setembro de 1998, no Programa de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Seu objetivo geral é identificar e analisar as concepções de participação e de sucesso escolar da escola da comunidade. A análise dos dados aponta para a existência de uma concepção de participação e de sucesso escolar similares para ambas, fortalecendo, assim os ideais de manutenção do status quo. A participação política não é fomentada e o conceito de sucesso escolar encontra-se voltado para a aprovação, reprovação e evasão escolar.
Palavras-chave: Educação; Sucesso escolar das comunidade; Participação política; Conceito de Sucesso escolar.
Abstract: Based on a qualitative approach of research, this dissertation aims at identifying and analysing the way the school and the community conceive the notions of participation and school success. The analysus has show that both the school and the community have similar conceptions of participation and school success. What concerns school success, the mais preocupation was related to three aspects: approving, failing and evasion. It was not found a concrete worrying that could be translated into every day actions that couls form a political consciousness of the group.
Descargas
Citas
ABRAMOWICZ, Anete. MOLI, Jaqueline (orgs.). Para além do fracasso escolar. Campinas-SP., Papirus, 1997.
ACHILLI, Elena Libia. Practica docente y diversidad sociocultural. Rosário, Homo Sapiens, 1996.
ALGARTE, Roberto Aparecido. Escola e desenvolvimento humano: Da cooptação politica à consciência critica. Brasília, Editora Livre, 1994.
ANASTACIOU, Lea das Graças Camargos. "A Escola e a comunidade: um estudo do meio". Revista Amae Educando. n. 173, agosto, Belo Horizonte, 1985. Pp. 02-06.
AQUINO, Júlio Groppa (org.) Erro e fracasso na escola. Alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1997
ARAÚJO, José Carlos de Souza, In: REGIS, Morais. Sala de aula: que espaço é esse? Campinas - SP Papirus, 1986
ARROYO, Miguel G Fracasso-sucesso O peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica In: ABRAMOWICZ, Anete e MOLI Jaqueline (orgs.) Para além do fracasso escolar Campinas - SP Papirus. 1997. Pp. 11-46.
BORDENAVE, Juan E.Diaz. O que é participação. São Paulo, Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1995.
BORDIGNON, Genuíno. "Democratização e descentralização da educação políticas e práticas". Revista Brasileira de Administração da Educação. v.9, n.1, Jan/jun. Brasilia, ANPAE, 1993.
BRASIL Constituição da República Federativa do Brasilia, Gráfica do Senado, 1988.
BRASIL Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. N. 9394/96.
BRASIL Ministério da Educação e do Desporto. Plano decenal de educação para todos 1993-2003, Brasilia, MEC 1993.
CASTRO, Elza Vidal de. e MATOS, Maria do Carmo de. Reflexões sobre a prática pedagógica. Minas Gerais, Secretaria de Estado de Educação, 1997.
CATTANI, Aurora. "Integrando a escola na comunidade local". Revista do Professor n.º 27. julho/setembro. Porto Alegre, 1991. Pp. 34-35
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo, Cortez, 1995.
CRUZ, Carlos Henrique Cartilho. "A qualidade como processo". Revista AEC. Ano 23, n.92 jul/set. Brasilia, 1994.
DALLARI, Dalmo de Abreu O que é participação política. São Paulo. Abril Cultural/ Brasiliense. Coleção Primeiros Passos, 1984
DEMO, Pedro. Participação é conquista. São Paulo, Cortez, 1996
ENGUITA, Mariano F. A face oculta da escola Educação e trabalho no capitalismo.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo, Editora E. P. U., 1986.
MIRANDA, Arlete Aparecida de. et. alli. Guia de estudos: Reflexões sobre a prática pedagógica. Secretaria de Estado de Educação, Minas Gerais. 1997.
NEVES, Gleise Heisler. "Municipalização do ensino fundamental e cidadania". Revista Tecnologia Educacional. v. 22, janeiro/fevereiro/março/abril, 1994. Pp. 116-117
PARO, Vitor Henrique. "Gestão da escola pública: a participação da comunidade". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 73, n.° 174. maio/agosto, Brasilia, 1992. Pp. 255-290. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.73i174.1092
PERRENOUD, Philippe. Oficio de aluno e sentido do trabalho escolar. Paris, Editora Porto, 1994.
PINA, Margarita Bartolome. Escuela-comunidade: hacia una interacción dinamica. Madrid, Editora Narcea, 1992.
SCHWARTMAN, Simon. "Funções e metodologias de avaliação do ensino superior" CRUB - Estudos e Debates, n. 14 Brasília, 1988
SILVA, Jefferson Ildefonso da Formação do educador e educação política. São Paulo Cortez. Coleção polêmicas do nosso tempo, 1994.
VILLAS BOAS, Benigna M. de F. A organização do trabalho pedagógico, UNICAMP, 1993 (Capitulo da Tese de doutoramento). https://doi.org/10.18222/eae00819932344
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Lázara Cristina da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.