Vigilância: Punição e Depredação escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1992Palabras clave:
Vigilância, Escola, Depredação Escolar, Foucault, EducadoresResumen
Meu objetivo nesse trabalho foi demonstrar as possíveis relações entre vigilância – punição e depredação escolar. À medida que eu ia trabalhando sobre esse tema fui percebendo que ele estava muito ligado à minha própria violência, ao meu próprio autoritarismo, aos meus próprios esquemas de vigilância e punição. A partir dessa percepção ficou um pouco mais fácil entender as teses do filósofo Michel Foucault. Este filósofo nos alerta dizendo que o poder não é uma instância separada da sociedade, encarnada somente na figura do Estado com função exclusivamente repressiva. O poder é produtivo, criativo, acha-se difundido pelo interior das relações sociais, espraiando-se em todas as direções, criando novas formas de sujeição e de dominação. Como é que esse poder de dominação se espalha da sociedade? Com a ajuda de todos nós. Cada um na sua atividade expressa aquele poder que parece existir apenas no topo dirigente da sociedade. Cada um de nós se submete porque espera submeter os outros ao seu próprio poder, por menor que este seja. [...]
Palavras-chave: Vigilância; Escola; Depredação Escolar; Foucault; Educadores.
Descargas
Citas
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir; nascimento da prisão. Trad. Lígia M.P. VASSALO. Petrópolis, Vozes, 1977.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad.e org. Roberto Machado. Rio de Janeiro, Graal, 1979.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 3. Ed. São Paulo, Cortez – Autores Associados, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Aurea Maria Guimarães
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.