A Linguagem e o Processo de Aprendizagem em Merleau-Ponty

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-75336

Palavras-chave:

Merleau-Ponty, Fenomenologia, Expressão, Linguagem, Aprendizagem

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho será compreender como os estudos sobre a linguagem, empreendidos por Merleau-Ponty na segunda metade dos anos 40 e na primeira metade dos anos 50, podem ser conectados com um processo gnoseológico de conquista da expressão. Desse modo, buscaremos abordar a primeira noção de aprendizagem formulada pelo autor na Estrutura do Comportamento (SC). Na sequência, vamos verificar como o tema da aprendizagem e da linguagem foram desenvolvidos como meios para repensar as conclusões conflitantes na Fenomenologia da Percepção (PhP) e alcançar um novo meio de sustentar o campo dos comportamentos abstratos, com auxílio da expressão. Dessa maneira, buscaremos destacar como a percepção é ressignificada nesse contexto e como seria possível sua passagem para a expressão do sujeito. Assim, levaremos em conta que o movimento da imanência para a transcendência, pressupõe a aquisição da linguagem como estrutura diacrítica, que é primordialmente baseada num campo diacrítico da percepção.

Palavras-chave: Merleau-Ponty; Fenomenologia; Expressão; Linguagem; Aprendizagem.

Language and Learning Process in Merleau-Ponty

Abstract: The objective of this work will be to seek to understand how the studies on language, undertaken by Merleau-Ponty in the second half of the 40s and in the 50s, can be connected with a gnoseological process of acquiring expression. In this way, we will seek to address the first notion of learning formulated by the author in the Structure of Behavior (SC), as well as its function in his reflection. Next, we will see how the theme of learning and language were developed as means to rethink the conflicting conclusions in the Phenomenology of Perception (PhP) and achieve a new way of supporting the field of abstract behaviors, with the help of expression. In this way, we will seek to highlight how perception is given new meaning in this context and how its passage into the subject's expression would be possible. Thus, we will take into account the movement from immanence to transcendence, assuming the acquisition of language as a diacritical structure, which is primarily based on a diacritical field of perception.

Keywords: Merleau-Ponty; Phenomenology; Expression; Language; Learning.

El lenguaje y el proceso de aprendizaje en Merleau-Ponty

Resumen: El objetivo de este trabajo será tratar de comprender cómo los estudios sobre el lenguaje, emprendidos por Merleau-Ponty en la segunda mitad de los años 40 y en los años 50, pueden conectarse con un proceso gnoseológico de adquisición de la expresión. De esta manera, buscaremos abordar la primera noción de aprendizaje formulada por el autor en la Estructura de la Comportamiento (SC), así como su función en su reflexión. Después, veremos cómo se desarrolló el tema del aprendizaje y el lenguaje como medio para repensar las conclusiones contradictorias de la Fenomenología de la Percepción (PhP) y lograr una nueva forma de sustentar el campo de las conductas abstractas, con la ayuda de la expresión. De esta manera, buscaremos resaltar cómo se le da un nuevo significado a la percepción en este contexto y cómo sería posible su paso a la expresión del sujeto. Así, tendremos en cuenta que el paso de la inmanencia a la trascendencia presupone la adquisición del lenguaje como estructura diacrítica, que se basa ante todo en un campo diacrítico de percepción.

Palabras clave: Merleau-Ponty; Fenomenología; Expresión; Idioma; Aprendizaje.

 

Data de registro: 16/09/2024

Data de aceite: 19/02/2025

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Publicado

2025-03-10

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Artigos

Como Citar

A Linguagem e o Processo de Aprendizagem em Merleau-Ponty. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–38, 2025. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-75336. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/75336. Acesso em: 26 mar. 2025.