O que pode a filosofia na formação de educadores?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-72673Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Formação Inicial de Professores, Educar Transdisciplinar, Ateliê Filosófico, Design CognitivoResumo
Resumo: A filosofia ocupa um espaço praticamente inalterado nas várias licenciaturas, geralmente, compreendida como fundamentos da educação ou pressupostos necessários à reflexão filosófica da educação. Nesse movimento, o papel da filosofia é visto como instrumentalização para a cientificidade da prática pedagógica escolar. Mas será que a contribuição da filosofia na formação do educador deve constituir-se apenas e tão somente na fundamentação dos problemas filosófico-pedagógicos? Este texto é resultado das inspirações teóricas, metodológicas e da experiência do dispositivo de formação Ateliê Filosófico, que, entre outros objetivos, desenvolve oficinas filosóficas que levaram à criação de um design cognitivo voltado para formação inicial de professores. Além disso, ao criar um ambiente de aprendizagem filosófica, utilizando práticas meditativas fundamentadas no educar transdisciplinar polilógico, o dispositivo fomenta reflexões sobre o ser-sendo educador e sua práxis no contexto contemporâneo.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Formação Inicial de Professores; Educar Transdisciplinar; Ateliê Filosófico; Design Cognitivo.
What can philosophy contribute to teacher education?
Abstract: Philosophy occupies a largely unchanged space in various teacher training programs, typically understood as the foundations of education or prerequisites for philosophical reflection on education. In this framework, the role of philosophy is seen as a tool for the scientific approach to pedagogical practice. However, should the contribution of philosophy to teacher education be limited to underpinning philosophical-pedagogical issues? This text results from the theoretical, methodological, and experiential inspirations of the Ateliê Filosófico training device, which, among other goals, develops philosophical workshops culminating in the creation of a cognitive design for engaging with philosophy in initial teacher training. Ultimately, by creating a philosophical learning environment through meditative practices grounded in a transdisciplinary polilogical approach, the device fosters reflections on the being-becoming of educators in the context of contemporary society.
Keywords: Philosophy Teaching; Initial Teacher Training; Transdisciplinary Education; Philosophical Workshop; Cognitive Design.
¿Qué puede aportar la filosofía en la formación de educadores?
Resumen: La filosofía ocupa un espacio en gran medida inalterado en varios programas de formación docente, entendida típicamente como los fundamentos de la educación o los requisitos previos para la reflexión filosófica sobre la educación. En este marco, el papel de la filosofía se ve como una herramienta para el enfoque científico de la práctica pedagógica. Sin embargo, ¿debería la contribución de la filosofía a la formación de maestros limitarse a fundamentar cuestiones filosófico-pedagógicas? Este texto resulta de las inspiraciones teóricas, metodológicas y experienciales del dispositivo de formación Ateliê Filosófico, que, entre otros objetivos, desarrolla talleres filosóficos que culminan en la creación de un diseño cognitivo para abordar la filosofía en la formación inicial de docentes. En última instancia, al crear un entorno de aprendizaje filosófico a través de prácticas meditativas fundamentadas en un enfoque transdisciplinario polilógico, el dispositivo fomenta reflexiones sobre el ser-estar de los educadores en el contexto de la sociedad contemporánea.
Palabras clave: Enseñanza de Filosofia; Formación Inicial de Docentes; Educación Transdisciplinaria; Taller Filosófico; Diseño Cognitivo.
Data de registro: 08/03/2024
Data de aceite: 28/08/2024
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