Novo ensino médio e o “cidadão” como consumidor
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-72072Palavras-chave:
Educação, Reforma, Cidadania, ConsumidorResumo
Resumo: O presente artigo pretende salientar os traços pragmáticos presentes na reforma do ensino médio e sua tentativa de desenvolver uma formação que contemple mais os interesses e projetos de vida dos alunos. Defendemos que a reforma visa atender demandas típicas do cidadão como consumidor tal como caracterizado pelo sociólogo Wolfgang Streeck. O Novo Ensino Médio pode ser visto como uma tentativa de tornar a educação mais atrativa em meio a uma sociedade pautada pela lógica de consumo. Discorremos sobre os riscos de se pensar a educação sob a ótica do utilitarismo e do investimento pessoal, sobre o caráter pragmático e a-histórico de uma educação orientada pelo desenvolvimento de competências, bem como sobre a necessidade de formar pessoas responsáveis e comprometidas com o mundo.
Palavras-chave: Educação; Reforma; Cidadania; Consumidor.
New High School and the “citizen” as consumer
Abstract: The present article intends to emphasize the pragmatic traits present in the High school reform and its attempt to develop a kind of training that includes more of the students interests and life projects. We defend that this reform aims to meet typical demands of the citizen as a consumer, as characterized by the sociologist Wolfgang Streeck. The new High school may be seen as an attempt to make education more attractive in a society guided by the logic of consumption. We discuss the risks of thinking education from the perspective of pragmatism and personal investment, about the pragmatic and non-historical character of an education guided by the competence development, as well as about the necessity of forming responsible people and committed with the world.
Keywords: Education; Reform; Citizenship; Consumption.
Nouvel Enseignement Secondaire et le « citoyen » en tant que consommateur
Résumé: Cet article met en évidence les aspects pratiques de la réforme de l'enseignement secondaire et son objectif de fournir une formation qui tienne davantage compte des intérêts et des projets de vie des élèves. Nous soutenons que cette réforme cherche à répondre aux attentes communes du citoyen en tant que consommateur, telles qu'identifiées par le sociologue Wolfgang Streeck. Le nouvel enseignement secondaire peut être considéré comme une tentative de rendre l'éducation plus attrayante dans une société guidée par la logique de la consommation. Nous abordons les risques associés à la perception utilitaire de l'éducation et de l'investissement personnel, ainsi que le caractère pragmatique et sans référence historique d'une éducation centrée sur le développement des compétences. Nous soulignons également l'importance de former des individus responsables et engagés dans le monde.
Mots-clés: Éducation; Réforme; Citoyenneté; Consommateur.
Data de registro: 13/01/2024
Data de aceite: 30/10/2024
Downloads
Referências
ALBINO, Ângela Cristina Alves; SILVA, Andréia Ferreira. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 137-153, 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.966.
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre passado e futuro. 2 ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979. p. 221-247.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394 que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, e nº 11.494 que regulamenta o FUNDEB. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773 https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 22 mai. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 22 mai. 2023.
DEINA, Wanderley José. A crise na educação, 60 anos depois: apontamentos sobre a crise educacional moderna no quadro teórico de A condição humana, de Hannah Arendt. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e195846, p. 1-29, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698195846.
FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 25-42, 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028.
GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira. Interesses mercadológicos e o “novo” ensino médio. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 131-145, 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.753.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. 7 ed. Belo Horizonte: Âyiné, 2020.
LOPES, Alice. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 59-75, 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963.
SILVA, Monica Ribeiro; SCHEIBE, Leda. Reforma do ensino médio: pragmatismo e lógica mercantil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 19-31, 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.769.
STREECK, Wolfgang. O cidadão como consumidor: considerações sobre a invasão da política pelo mercado. Piauí, edição 79, abril de 2013 . Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-cidadao-como-consumidor/. Acesso em: 22 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erick Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.