Filosofia do Ensino de Filosofia: o debate da cidadania-filosófica a partir dos movimentos histórico-discursivos do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68026

Palavras-chave:

Filosofia do Ensino de Filosofia, Cidadania-filosófica, Campo de Conhecimento

Resumo

Resumo: A cidadania-filosófica para o ensino de filosofia foi alvo recente de debate na ANPOF. Pesquisadoras e pesquisadores do ensino de filosofia, fundamentados nos desenvolvimentos históricos da área, reivindicam o reconhecimento institucional do campo Filosofia do Ensino de Filosofia junto à comunidade filosófica e às agências de fomento à pesquisa no país. Realizar um resgate histórico e filosófico do debate em torno da cidadania-filosófica compreende o objetivo do presente texto. Primeiramente, retomar-se-ão os acontecimentos dos anos de 1990 e 2000, mostrando que, nesse momento, a cidadania-filosófica compreendeu a transformação do ensino de filosofia em um problema genuíno de pesquisa filosófica. Posteriormente, apresentar-se-ão números e algumas iniciativas acadêmicas na área, os quais indicam como essa abertura filosófica às pesquisas do ensino de filosofia promoveu a consolidação do campo e permitiu a emergência da discussão da cidadania-filosófica em um plano institucional, tal como reivindicado na ANPOF. Por fim, destaca-se que, apesar dos avanços vigentes, o campo ainda carece de uma convivência maior entre os pares: torna-se necessária a interação epistemológica, ética e política entre os membros da comunidade, a fim de que exista – através do esforço colaborativo e também de disputa – o fortalecimento dos projetos comuns e singulares à Filosofia do Ensino de Filosofia.

Palavras-chave: Filosofia do Ensino de Filosofia; Cidadania-filosófica; Campo de Conhecimento.

Philosophy of Philosophy Teaching: the debate of a philosophical citizenship from historical-discursive movements of the field

Abstract: A philosophical citizenship for Philosophy teaching has recently been debated during the ANPOF (National Association of Graduate Studies in Philosophy) conference. Grounded on historical developments in Philosophy teaching, researchers have demanded the institutional acknowledgement of the field entitled Philosophy of Philosophy Teaching by the philosophical community and the agencies that promote research in Brazil.  The purpose of this text is to carry out a historical and philosophical rescue of the debate around the philosophical citizenship that has been claimed in recent years. Firstly, facts of the 1990s and 2000s will be resumed, showing that, at that moment, the philosophical citizenship comprised the transformation of Philosophy teaching into a genuine problem for philosophical research. Subsequently, numbers and some academic initiatives in the area will be presented, which indicate how this philosophical openness to the research on Philosophy teaching has promoted the consolidation of the field and allowed the emergence of the discussion of philosophical citizenship at an institutional level, such as claimed during the ANPOF conference. Finally, it is emphasized that, despite the current advances, the field still lacks greater coexistence between peers: epistemological, ethical and political interaction between community members is necessary, so that the strengthening of common and singular projects to the Philosophy of Philosophy Teaching exists through collaborative effort and also dispute.

Key-words: Philosophy of Philosophy Teaching; Citizenship-philosophical; Field of Knowledge.

Filosofía de la Enseñanza de Filosofía: el debate de la ciudadanía filosófica desde los movimientos histórico-discursivos del campo

Resumen: La ciudadanía filosófica para la enseñanza de filosofía fue un tema reciente de debate en el congreso de la ANPOF (Asociación Nacional de Posgrado en Filosofía). Los investigadores de la enseñanza de filosofía, con amparo en los desarrollos históricos del área, postulan el reconocimiento institucional de la Filosofía del campo de la Enseñanza de Filosofía por parte de la comunidad filosófica y de los organismos de promoción de investigación del país. Realizar un rescate histórico y filosófico del debate alrededor de la ciudadanía filosófica constituye el propósito de este texto. En primer lugar, se retomarán los acontecimientos de las décadas de 1990 y 2000, mostrando que, en ese momento, la ciudadanía filosófica entendió la transformación de la enseñanza de filosofía en un problema genuino de investigación filosófica. Posteriormente, se presentarán números y algunas iniciativas académicas en el área, que indican cómo esta apertura filosófica a la investigación sobre la enseñanza de filosofía promovió la consolidación del campo y permitió el surgimiento de la discusión de la ciudadanía filosófica en nivel institucional, como postulado en la ANPOF. Finalmente, se destaca que, a pesar de los avances actuales, el campo aún carece de una mayor convivencia entre pares: es necesaria la interacción epistemológica, ética y política entre los miembros de la comunidad, para que exista - a través del esfuerzo colaborativo y también de la disputa - el fortalecimiento de los intereses comunes y singulares a la Filosofía de la Enseñanza de la Filosofía.

Palabras-clave: Filosofía de la Enseñanza de Filosofía; Ciudadanía-filosófica; Campo de Conocimiento.

Data de registro: 20/01/2023

Data de aceite: 01/08/2024

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Rodrigues, UNESP/FFC . Educação Básica do Estado de São Paulo.

Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor de filosofia na Educação Básica do Estado de São Paulo. E-mail: augusto.rodrigues@unesp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3407833104537871. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2574-9897.

Patrícia Del Nero Velasco, Universidade Federal do ABC (UFABC).

Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora e pesquisadora da Universidade Federal do ABC (UFABC). E-mail: patricia.velasco@ufabc.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0717394972836082. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4705-4474.

Rodrigo Pelloso Gelamo, Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Doutor em Educação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP). E-mail: rodrigo.gelamo@unesp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7133231255687685. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1532-3243.

Referências

AGRATTI, Laura. A orientação de fundamento: uma perspectiva problematizadora para a formação de professores em Filosofia. In: KUIAVA, Evaldo Antônio; SANGALLI, Idalgo José; CARBONARA, Vanderlei. (Org). Filosofia, formação docente e cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 2008, p. 181-191.

ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

ALVES, Dalton. O ensino de Filosofia na educação escolar brasileira: conquistas e novos desafios. In: TRENTIN, Renê; GOTO, Roberto (Org). A filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Edições Loyola, Brasil, 2009, p. 35-51.

ALVES, Dalton José. Metodologia da filosofia e do ensino de filosofia: tensões e confluências. EccoS – Rev. Cient, São Paulo, n. 39, p. 41-53, jan./abr. 2016.CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6183

CORNELLI, Gabriele. Apresentação. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Org). Filosofia do Ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 9-14.

DANELON, Márcio. Para um ensino de filosofia do caos e da força: uma leitura à luz da filosofia nietzschiana. Caderno Cedes, Campinas, v. 24, n. 64, p. 345-358, set/dez, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000300007

FÁVERO, Altair Alberto. Filosofia na sala de aula: pela força da lei ou pela opção político-pedagógica da sociedade. In: Piovesan, Américo; EIDT, Celso; GARCIA, Claudio Boeira; HEUSER, Ester Maria Dreher; FRAGA, Paulo Denisar. (Org). Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Editora Unijuí, 2002, p. 425-437. (Coleção Filosofia e Ensino, 2).

FÁVERO, Altair Alberto; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, Pedro Ergnaldo; GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Omar. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cad. Cedes. Campinas, v. 24, n. 64, p. 257-284, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000300002

GALLO, Sílvio. Apresentação. In: GALLO, Sílvio; DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabriele (Org). Ensino de Filosofia: Teoria e Prática. Ijuí: Unijuí, 2004, 9-12.

GALLO, Sílvio. Metodología do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: São Paulo, 2012.

GALLO, Sílvio. Construindo os caminhos do ensinar e aprender. In: JUNOT, Cornélio Matos; COSTA, Marcos Roberto Nunes (Org.). Filosofia: caminhos do ensinar e aprender. 1ª edição. Recife: Editora Universitária UFPE, 2013, p. 5-15.

GALLO, Sílvio. Prefácio. In: Tomazetti, Elisete M. (Org.). Ensino de filosofia: experiências, problematizações e perspectivas. Curitiba: Appris, 2015, p. 13-17.

GALLO, Sílvio. KOHAN, Walter Omar. Apresentação. In: GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar (Org). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000a, p. 7-10.

GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no Ensino Médio. In. GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000b, p. 174-196.

GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. Apresentação. Cad. Cedes. Campinas, v. 24, n. 64, p. 253-256, set/dez, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000300001

GONÇALVES, Tânia. O ensino de Filosofia na rede pública: a Proposta Curricular do estado de São Paulo. In: GOTO, Roberto; GALLO; Silvio. Da filosofia como disciplina: Desafios e perspectivas. Edições Loyola: São Paulo, 2011, p. 25-50.

KOHAN, Walter Omar. As infinitas antinomias do ensino de filosofia. In: SARDI, Sérgio Augusto; SOUZA, Draiton Gonzaga; CARBONARA, Vanderlei. (Org). Filosofia e Sociedade: Perspectivas para o ensino da filosofia. Ijuí: Editora Unijuí, 2007, p. 53-67.

KOHAN, Walter Omar. GT Filosofar e Ensinar a Filosofar – relatório 2005/2006 (Anexo 1). In: VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF – 2006-2018. Rio de Janeiro: NEFI Edições, 2020a, p. 530-535. – (coleções)

MAAMARI, Adriana Mattar; BAIRROS, Antônio Tadeu Campos de. WEBER, José Fernandes. Apresentação. In. MAAMARI, Adriana Mattar; BAIRROS, Antônio Tadeu Campos de. WEBER, José Fernandes (Org). Filosofia na universidade. Ijuí: Editora Unijuí, 2006, p. 11-14.

MARTIN, Luiz Fernando Barrére; VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofia e método em Kant: para além da dicotomia entre aprender filosofia e aprender a filosofar. In: VELASCO, P. D. N. (Org.). Ensino – de qual? – Filosofia: ensaios a contrapelo. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019, 139-161. DOI: https://doi.org/10.36311/2020.978-85-7249-063-4.p139-162

NIELSEN NETO, Henrique (Org.) O ensino de filosofia no 2º grau. São Paulo: SOFIA, Editora SEAF, 1986.

PASCHOAL, Antonio Edmilson. Da especificidade da filosofia ao seu ensino. R. NESEF Fil. Ens., Curitiba, v.3, n.3, p. 16-24, Jun./Jul./Ago./Set. 2013. DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v3i3.54665

RODRIGO, Lidia Maria. Aprender filosofia ou aprender a filosofar: a propósito da tese kantiana. In: GALLO, Silvio; DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabrielli (Org.). Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Editora Unijuí, 2004, p. 91-99.

RODRIGUES, Augusto; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição. Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 813-854, mai/ago, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-62439

RUGGIERO, Gustavo. La formación de los profesores de Filosofia u la paradoja del “giro filosófico”. Educar em Revista. Curitiba, n. 46, p. 99-112, out/dez, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000400008

TOMAZETTI, Elisete Medianeira; BENETTI, Cláudia Cisiane. Exercícios analíticos de discursos: Fórum Sul de Coordenadores de Filosofia e Simpósio Sul-Brasileiro sobre Ensino de Filosofia. Brasília, Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE). n. 24, p. 68-24, 2015. DOI: https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4741

VELASCO, Patrícia Del Nero. Ensino de filosofia como campo de conhecimento: brevíssimo estado da arte. Revista Estudos de Filosofia e Ensino, v. 1, p. 6-21, 2019.

VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofar e ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF – 2006-2018. Rio de Janeiro: NEFI Edições, 2020a. – (coleçõeS; 4).

VELASCO, Patrícia Del Nero. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em filosofia? Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 34: nov. 2020b-abril 2021, p. 12-33. DOI: https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35127

VELASCO, Patrícia Del Nero. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores. Pro-posições, Campinas, SP, v. 33, 2022a, p. 1-26. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0018

VELASCO, Patrícia Del Nero. O Ensino de Filosofia em números: a consolidação de um campo de conhecimento. Revista Digital de Ensino de Filosofia, Seção especial: ANPOF – Ensino de Filosofia: por uma cidadania filosófica do campo, Santa Maria, 2022b, p. 38-42. DOI: https://doi.org/10.5902/2448065769947

WUENSCH, Ana Mírian. Por uma didática da Filosofia. In: SARDI, Sérgio Augusto; SOUZA, Draiton Gonzaga; CARBONARA, Vanderlei. (Org). Filosofia e Sociedade: Perspectivas para o ensino da filosofia. Ijuí: Editora Unijuí, 2007, p. 81-97.

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

RODRIGUES, A.; VELASCO, P. D. N.; GELAMO, R. P. Filosofia do Ensino de Filosofia: o debate da cidadania-filosófica a partir dos movimentos histórico-discursivos do campo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–40, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68026. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68026. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas epistemológicas sobre o campo