A Hermenêutica Crítica de Paul Ricoeur: uma perspectiva metódica à Pesquisa em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-64795

Palavras-chave:

Hermenêutica-Crítica, Inteligência do Cogito, Pesquisa em Educação

Resumo

Resumo: Trata-se de trabalho de cunho teórico-metodológico que objetiva abordar os conceitos e processos fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa na perspectiva da Hermenêutica Crítica de Paul Ricoeur, refletindo a fecundidade científica e formativa deste exercício no campo da pesquisa educacional. Tem como método a pesquisa documental desenvolvida pela sistemática da revisão bibliográfica realizada sob o critério de relevância e enfoque temático das obras selecionadas, que se apresenta na forma de um ensaio. Resulta deste a compreensão das etapas fenomenológica, hermenêutica e filosófica, como caminho estruturante do que Ricoeur denomina como inteligência dos símbolos, bem como emergem os conceitos de símbolo, compreensão, evento, dito e dizer, como pertinentes à construção e interpretação de informações configuradas como dados da investigação. Considera-se que a hermenêutica crítica se constitui como uma alternativa criativa, crítica e auto formativa da consciência de si e do mundo, aspectos que contribuem para o desenvolvimento da pesquisa em educação e da formação dos pesquisadores, o que torna a abordagem relevante para o campo.

Palavras-chave: Hermenêutica-Crítica; Inteligência do Cogito; Pesquisa em Educação.

Paul Ricoeur’s Critical Hermeneutics: a methodical perspective to research in Education

Abstract: This work is of a theoretical-methodological nature that aims to address the fundamental concepts and processes for the development of research from the perspective of Paul Ricoeur's Critical Hermeneutics, reflecting the scientific and formative richness of this exercise in the field of educational research. The method employed is documentary research, developed through a systematic literature review based on criteria of relevance and thematic focus of the selected works, which is presented in the form of an essay. This results in an understanding of the phenomenological, hermeneutical, and philosophical stages as a structuring path of what Ricoeur calls the intelligence of symbols. Additionally, concepts such as symbol, understanding, event, saying, and said emerge as pertinent to the construction and interpretation of information configured as data for investigation. It is considered that critical hermeneutics constitutes a creative, critical, and self-formative alternative for self-awareness and awareness of the world, aspects that contribute to the development of research in education and the training of researchers, making this approach relevant to the field.

Keywords: Critical-Hermeneutics; Cogito Intelligence; Research in Education.

La Hermenéutica Crítica de Paul Ricoeur: una perspectiva metódica para la investigación en educación

Resumen: Se trata de un trabajo de carácter teórico-metodológico que tiene como objetivo abordar los conceptos y procesos fundamentales para el desarrollo de la investigación desde la perspectiva de la Hermenéutica Crítica de Paul Ricoeur, reflejando la fecundidad científica y formativa de este ejercicio en el campo de la investigación educativa. Su método es la investigación documental desarrollada a través de la sistemática de la revisión bibliográfica realizada bajo el criterio de relevancia y enfoque temático de las obras seleccionadas, que se presenta en forma de ensayo. Esto resulta en la comprensión de las etapas fenomenológica, hermenéutica y filosófica, como camino estructurante de lo que Ricoeur denomina inteligencia de los símbolos; así como emergen los conceptos de símbolo, comprensión, evento, dicho y decir, como pertinentes a la construcción e interpretación de información configurada como datos de la investigación. Se considera que la hermenéutica crítica se constituye como una alternativa creativa, crítica y autoformativa de la conciencia de sí mismo y del mundo, aspectos que contribuyen al desarrollo de la investigación en educación y a la formación de los investigadores, lo que hace que este enfoque sea relevante para el campo.

Palabras clave: Hermenéutica-Crítica; Inteligência Cogito; Investigación en Educación.

Data de registro: 18/02/2022

Data de aceite: 22/11/2023

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Biografia do Autor

Thaiany Guedes da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora em Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: professorathaianuyguedes@ufam.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1605473259537850. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6506-9530.

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor em Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: evandroghedin@ufam.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5879015398476679. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2844-6122.

Ilaine Inês Both, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora em Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: laineines@ufam.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6659627162111294. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1673-5872..

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

SILVA, T. G. da; GHEDIN, E.; BOTH, I. I. A Hermenêutica Crítica de Paul Ricoeur: uma perspectiva metódica à Pesquisa em Educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–26, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-64795. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64795. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Artigos