A cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul

Autores

  • Patricia Weiduschadt Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Vânia Grim Thies Universidade Federal de Peltoas (UFPEL)
  • Carmo Thum Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-03

Palavras-chave:

Memória, Pomeranos, Roda de diálogo, Cultura local

Resumo

A cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul

Este artigo busca compreender a cultura local do povo pomerano por meio da análise de blocos temáticos derivados da metodologia da roda de diálogo. Com ações articuladas via programas de extensão e pesquisa, foram coletados dados nas comunidades da região meridional do Rio Grande do Sul, especificamente nos municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul. Através da formação pedagógica de duas escolas municipais, foi possível construir seis blocos temáticos, dois dos quais são analisados neste artigo: os costumes representados pelas festividades e o mundo da educação (da casa, da escola e da igreja). Este trabalho, ancorado nos conceitos de memória (HALBWACHS, 1990; BOSI, 1987; CANDAU, 2014) e de campo (BOURDIEU, 1996), possibilitou depreender que a memória do grupo pomerano é construída coletivamente e que o campo religioso, tanto o oficial quanto o popular (BRANDÃO, 2004), orientou as diferentes manifestações culturais desse povo.

Palavras-chave: Memória; Pomeranos; Roda de diálogo; Cultura local. 

Local culture and interface with memory among pomeranians in Serra dos Tapes, state of Rio Grande do Sul

Abstract: This paper aims to understand the local culture of Pomeranians through the analysis of thematic blocks derived from dialogue circle methodology. With actions coordinated through extension and research programs, data were collected in the communities of the southern region of the state of Rio Grande do Sul, specifically in the municipalities of Canguçu and São Lourenço do Sul. Through educational training of two municipal schools, it was possible to build six thematic blocks, two analyzed in this paper: the customs represented by festivities and the world of education (home, school and church). This work, anchored in the concepts of memory (HALBWACHS, 1990; BOSI, 1987; CANDAU, 2014) and field (BOURDIEU 1996), allowed to infer that the memory of Pomeranians is collectively constructed and that the religious field, both official and popular (Brandão, 2004), guided different cultural expressions of these people.

Keywords: Memory; Pomeranians; Dialogue circle; Local culture.

La cultura local y las interfaces con la memoria entre pomeranos en la Sierra de los Tapes, Rio Grande del Sur

Resumen: Este artículo busca comprender la cultura local del pueblo pomerano por medio del análisis de bloques temáticos derivados de la metodología de la rueda de diálogo. Con acciones articuladas por medio de programas de extensión e investigación, se recogieron datos en las comunidades de la región meridional de Rio Grande do Sul, específicamente en los municipios de Canguçu y São Lourenço del Sur. A través de la formación pedagógica de dos escuelas municipales, fue posible construir seis bloques temáticos, dos de los cuales se analizan en este artículo: las costumbres representadas por las festividades y el mundo de la educación (de la casa, de la escuela y de la iglesia). Este trabajo, anclado en los conceptos de memoria (HALBWACHS, 1990; BOSI, 1987; CANDAU, 2014) y de campo (BOURDIEU, 1996), posibilitó deducir que la memoria del grupo pomerano es construida colectivamente y que el campo religioso, tanto el oficial, como el popular (BRANDÃO, 2004), orientó las diferentes manifestaciones culturales de ese pueblo.

Palabras clave: Memoria; Pomeranos; Rueda de diálogo; Cultura local.

Data de registro: 09/05/2016

Data de aceite: 14/09/2017

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Biografia do Autor

Patricia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora em Educação. Professora Efetiva do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

Vânia Grim Thies, Universidade Federal de Peltoas (UFPEL)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Professora da Faculdade de Educação,  Universidade Federal de Pelotas.

Carmo Thum, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

WEIDUSCHADT, P.; THIES, V. G.; THUM, C. A cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 65, p. 493–526, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34292. Acesso em: 23 dez. 2024.