Uma proposta de modelagem matemática aplicada a prevenção de possíveis surtos de cólera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50097

Palavras-chave:

Modelos SIS, Análise Qualitativa de Sistema Não-lineares, Cólera, Número Básico de Reprodução, Modelos Determinísticos

Resumo

Este artigo pretende apresentar uma modelagem matemática com o intuito de caracterizar e determinar possíveis prevenções de surtos de cólera, isto é, determinar os fatores causadores desta doença e buscar resultados que mostrem formas de controle e irradiação das mesmas. Desenvolvido no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em parceria com o Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, o objetivo principal deste trabalho é expor um modelo matemático determinístico de cólera que foi desenvolvido por Codeço (2001) e Fakai, Ibrahim e Danbaba (2013). Inicialmente, realizou-se um estudo acerca dos modelos Suscetíveis - Infectados - Suscetíveis (SIS) com o propósito de compreender e delinear como se dava a representação de um modelo matemático para possíveis prevenções de surtos de cólera. Vale destacar que neste modelo dentre os resultados alcançados, destacam-se os relacionados com o número básico de reprodução (R0) e o número crítico ou limiar (Sc), os quais são usados para prever e estimar a ocorrência do surto de cólera. Quando R0 < 1, o estado de equilíbrio livre de doença é assintoticamente estável, isto é, os casos reduzirão e desaparecerão. Se R0 > 1 a estabilidade do equilíbrio livre de doença é instável, isto é, o surto de cólera ocorrerá na comunidade de interesse. Já em relação ao (Sc) se o número de suscetíveis na população é maior que o número crítico (Sc), um surto de cólera ocorrerá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bertrand Luiz Corrêa Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é mestrando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM). Ex-bolsista do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) em Portugal pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) (Agosto/2018 à Agosto/2019). Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática Pontal (Setembro/2016 à Julho/2018). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/ Subprojeto Matemática. (Junho/2015 à Agosto/2016). (Fonte: Currículo Lattes).

Maria de Fátima da Silva Leite, Universidade de Coimbra

Professor Titular do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Pesquisador Sênior do Instituto de Sistemas e Robótica (UC). Foi responsável por diversos projetos financiados (nacionais e internacionais) na área da Teoria do Controle Matemático. Participou em diversos projetos financiados na área de Robótica, Visão Computacional e Deep Learning. Atuou como Membro do Comitê Técnico de Sistemas Não Lineares do IFAC. Já foi Membro da Assembleia Geral da EUCA. (Fonte: ORCID).

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Lima, B. L. C., & Leite, M. de F. da S. . (2020). Uma proposta de modelagem matemática aplicada a prevenção de possíveis surtos de cólera. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, 1(1), 105–117. https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50097

Edição

Seção

Artigos - Matemática Aplicada