Uma proposta de modelagem matemática aplicada a prevenção de possíveis surtos de cólera
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50097Palavras-chave:
Modelos SIS, Análise Qualitativa de Sistema Não-lineares, Cólera, Número Básico de Reprodução, Modelos DeterminísticosResumo
Este artigo pretende apresentar uma modelagem matemática com o intuito de caracterizar e determinar possíveis prevenções de surtos de cólera, isto é, determinar os fatores causadores desta doença e buscar resultados que mostrem formas de controle e irradiação das mesmas. Desenvolvido no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em parceria com o Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, o objetivo principal deste trabalho é expor um modelo matemático determinístico de cólera que foi desenvolvido por Codeço (2001) e Fakai, Ibrahim e Danbaba (2013). Inicialmente, realizou-se um estudo acerca dos modelos Suscetíveis - Infectados - Suscetíveis (SIS) com o propósito de compreender e delinear como se dava a representação de um modelo matemático para possíveis prevenções de surtos de cólera. Vale destacar que neste modelo dentre os resultados alcançados, destacam-se os relacionados com o número básico de reprodução (R0) e o número crítico ou limiar (Sc), os quais são usados para prever e estimar a ocorrência do surto de cólera. Quando R0 < 1, o estado de equilíbrio livre de doença é assintoticamente estável, isto é, os casos reduzirão e desaparecerão. Se R0 > 1 a estabilidade do equilíbrio livre de doença é instável, isto é, o surto de cólera ocorrerá na comunidade de interesse. Já em relação ao (Sc) se o número de suscetíveis na população é maior que o número crítico (Sc), um surto de cólera ocorrerá.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.