Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional

Autores

  • Ederson Henrique de Souza Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-18

Palavras-chave:

Discurso, Léxico-gramática e Ensino de Língua Inglesa

Resumo

O presente trabalho objetiva demonstrar alguns elementos linguísticos que exprimem a reconfiguração da característica Neoliberal presente no discurso sobre o ensino de língua inglesa nas realizações léxico-gramaticais em textos de estudantes do ensino fundamental. O estudo contou com o aporte teórico da Análise de Discurso Crítica e do sistema de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise foi realizada sobre as respostas de 402 estudantes do 9º ano do ensino fundamental público do sudoeste do Paraná. As respostas - obtidas mediante questionários - eram sobre a noção de ensino de língua inglesa dos estudantes. Os resultados apresentam que alguns elementos léxico-gramaticais marcam um "afastamento" discursivo dos estudantes/enunciadores, em relação ao ensino de língua inglesa, representado por eles; essa relação de "afastamento" é um elemento de reconfiguração do aspecto Neoliberal presente no discurso sobre ensino de língua inglesa que se ajusta ao contexto da atividade material dos estudantes investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ederson Henrique de Souza Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Letras pela UTFPR, câmpus Pato Branco, aprovado para o curso de Mestrado em Letras pela UFSM.

Downloads

Publicado

30.06.2014

Como Citar

MACHADO, E. H. de S. Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 316–340, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24647. Acesso em: 13 nov. 2024.