Filosofia para Crianças e Círculo de Cultura: contribuições para uma formação integral, dialogada e participativa da criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-80433

Palavras-chave:

Filosofia para crianças, Círculos de cultura, Educação dialógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da Filosofia para Crianças, em articulação com os Círculos de Cultura de Paulo Freire, para a formação integral, crítica e participativa da criança na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada é de natureza teórico-bibliográfica, com base em autores como Aristóteles (2008); Freire (1967; 1981; 1987); Galeano (2025); Gallo (2006); Lipman (1990; 1994); Lorieri (1994); Kohan (2018); Silva (2024) e outros, articulando fundamentos filosóficos e pedagógicos. Os resultados apontam que a prática filosófica, quando integrada aos princípios freireanos de diálogo, problematização e conscientização, favorece o desenvolvimento da autonomia, da escuta ativa, da argumentação e da reflexão crítica nas crianças. A experiência dos Círculos de Cultura, adaptada ao universo infantil, potencializa a emergência de questões filosóficas a partir do cotidiano, promovendo uma educação mais significativa e humanizadora. Conclui-se que a união entre Filosofia para Crianças e Círculos de Cultura constitui uma proposta pedagógica potente para a construção de uma infância protagonista, reflexiva e transformadora.

Biografia do Autor

  • Sandra Olades Martins Venturelli, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora do Curso de Pedagogia, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, Brasil. Membro do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" CNPq.

  • Lilian Calaça da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal. Professora adjunta do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas (ICHPO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil. Integrante da Comunidade de Prática de Investigação (CoPIn) através do PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: diversidade, género e interseccionalidade no CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal. 

  • Armindo Quillici Neto, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor Titular de Filosofia da Educação do Curso de Pedagogia, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU – PPGED, na linha de pesquisa em História e Historiografia da Educação. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da UFU – PPGPEDU, na linha de Pesquisa em Fundamentos, política e gestão da educação. 

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica – Livros I, II e III. Trad. Lucas Angioni. Campinas: UNICAMP/IFCH, 2008. Clássicos da Filosofia: Cadernos de Tradução/Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. n.1.

BARBOSA, M. C. S. Pedagogia da infância. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade (apresentação). Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra. 1967.

FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra. 1987.

FREIRE. P. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. Ed. Paz e Terra. 1981.

GALEANO, Eduardo. Patas arriba: la escuela del mundo al revés. Espanha: Siglo XXI, 1998. Disponível em: https://resistir.info/livros/galeano_patas_arriba.pdf. Acesso em: 25 fev. 2025.

GALLO, Sílvio. A Filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. Éthica. Rio de Janeiro, v. 13. n. 1, p. 17-35, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Que é isto – a filosofia? São Paulo. Abril Cultural. 1984. (Coleção Os Pensadores).

KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire: Outras Infâncias para a Infância. EDUR • Educação em Revista. Belo Horizonte; 8; 34:e199059; 2018.

LIPMAN, Mathew. A Filosofia vai à escola. Tradução de Maria E. de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria S. Kremer. São Paulo: Summus, 1990.

LIPMAN, Mathew; OSCANYAN, Frederick S.; SHARP, Ann Margaret. A filosofia na sala de aula. Trad. Ana Luiza Fernandes Falcone. 2ª ed. São Paulo: Nova Alexandria. 1994.

LORIERI, Marcos Antônio & RIOS, Terezinha Azeredo. Filosofia na escola: o prazer da reflexão. São Paulo: Moderna, 2004. Coleção cotidiano escolar/ Coord. Ulisses F. Araújo.

OLIVEIRA, A. M. C. O tatuzinho de jardim é besouro? In: SILVA. Elenice de Brito Teixeira; ALMEIDA. Larissa Monique de Souza [Orgs.]. EBOOK. Círculos de Culturas da Infância: narrativas do cotidiano da Educação Infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024.p. 57-60.

OLIVEIRA, I. C. de. Meu Nome é Doutora Emanuela. In: SILVA. Elenice de Brito Teixeira; ALMEIDA. Larissa Monique de Souza [Orgs.]. EBOOK. Círculos de Culturas da Infância: narrativas do cotidiano da Educação Infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. p. 30-33.

SANTOS, M. O. F. dos. Professora, Por Que Tenho Que Ser Preto? Eu Não Posso Ser Só O Elano? In: SILVA. Elenice de Brito Teixeira; ALMEIDA. Larissa Monique de Souza [Orgs.]. EBOOK. Círculos de Culturas da Infância: narrativas do cotidiano da Educação Infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. p. 84-90.

SARMENTO, M. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, n. 21, 2003.

SILVA, E. de B. T.; ALMEIDA, L. M. de S. Dimensões da Ação Pedagógica na Educação Infantil: Implicações para o Planejamento e Organização de Contextos. In: SILVA. Elenice de Brito Teixeira; ALMEIDA. Larissa Monique de Souza [Orgs.]. EBOOK. Círculos de Culturas da Infância: narrativas do cotidiano da Educação Infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. p. 52-56.

SILVA. Elenice de Brito Teixeira. Círculos de culturas da infância (CRIA) como abordagem pedagógica na educação infantil. In: SILVA. Elenice de Brito Teixeira; ALMEIDA. Larissa Monique de Souza [Orgs.]. EBOOK. Círculos de Culturas da Infância: narrativas do cotidiano da Educação Infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. p. 75-94.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2 ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010. (Texto original de 1934).

Publicado

2025-11-14

Edição

Seção

DOSSIÊ: “POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A LUTA HISTÓRICA POR ACESSO E QUALIDADE”

Como Citar

VENTURELLI, Sandra Olades Martins; SILVA, Lilian Calaça da; QUILLICI NETO, Armindo. Filosofia para Crianças e Círculo de Cultura: contribuições para uma formação integral, dialogada e participativa da criança. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–20, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-80433. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/80433. Acesso em: 6 dez. 2025.