Letramento e alfabetização nas práticas de ensino de uma docente participante do PNAIC – Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60804

Palabras clave:

Formação continuada, Educação Infantil, Letrar e alfabetizar, Práticas de ensino

Resumen

Este artigo analisa práticas de ensino de leitura e escrita desenvolvidas por uma docente de Educação Infantil que participou da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como campo um Centro Municipal de Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos consistiram em observações, entrevistas e análise exploratória do acervo contemplado no curso. O tratamento dos dados, que se apoiou na análise temática de conteúdo, revelou que a docente contemplava as duas facetas da língua escrita – a alfabetização e o letramento. Percebe-se a mobilização de alguns elementos da formação do PNAIC, como o investimento na leitura literária e na análise fonológica.

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Biografía del autor/a

Maria da Conceição Lira da Silva, Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal do Jaboatão dos Guararapes-PE.

Alexsandro da Silva , Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Associado do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste dessa mesma universidade, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2021-07-21

Cómo citar

SILVA, M. da C. L. da; SILVA , A. da. Letramento e alfabetização nas práticas de ensino de uma docente participante do PNAIC – Educação Infantil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 595–611, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-60804. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60804. Acesso em: 26 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar