Letramento e alfabetização nas práticas de ensino de uma docente participante do PNAIC – Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60804Palabras clave:
Formação continuada, Educação Infantil, Letrar e alfabetizar, Práticas de ensinoResumen
Este artigo analisa práticas de ensino de leitura e escrita desenvolvidas por uma docente de Educação Infantil que participou da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como campo um Centro Municipal de Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos consistiram em observações, entrevistas e análise exploratória do acervo contemplado no curso. O tratamento dos dados, que se apoiou na análise temática de conteúdo, revelou que a docente contemplava as duas facetas da língua escrita – a alfabetização e o letramento. Percebe-se a mobilização de alguns elementos da formação do PNAIC, como o investimento na leitura literária e na análise fonológica.
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