Letramento e alfabetização nas práticas de ensino de uma docente participante do PNAIC – Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60804

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação Infantil, Letrar e alfabetizar, Práticas de ensino

Resumo

Este artigo analisa práticas de ensino de leitura e escrita desenvolvidas por uma docente de Educação Infantil que participou da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como campo um Centro Municipal de Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos consistiram em observações, entrevistas e análise exploratória do acervo contemplado no curso. O tratamento dos dados, que se apoiou na análise temática de conteúdo, revelou que a docente contemplava as duas facetas da língua escrita – a alfabetização e o letramento. Percebe-se a mobilização de alguns elementos da formação do PNAIC, como o investimento na leitura literária e na análise fonológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria da Conceição Lira da Silva, Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal do Jaboatão dos Guararapes-PE.

Alexsandro da Silva , Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Associado do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste dessa mesma universidade, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Portugal: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (org.) Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 39-64.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza. Ler e Escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 13-31.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/documento-orientador. Acesso em: 11 mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Proinfantil: Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil: Sistema de Informação do Proinfantil Brasília, DF: MEC, [20--]. Disponível em: http://proinfantil.mec.gov.br/. Acesso em: 5 mar. 2012.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. São Paulo: Artmed, 1999.

GATTI, Bernardete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco, 2019.

KRAMER, Sonia. Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação infantil. In: BAZÍLIO, Luiz Cavalieri; KRAMER, Sonia (org.). Infância, educação e direitos humanos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 51-81.

LAHIRE, Bernard. A transmissão cultural da ordem desigual das coisas. Pátio, Porto Alegre, ano XV, n. 60, p. 6-9, nov. 2011/jan. 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

MORAIS; Artur Gomes de; SILVA, Alessandro da. Consciência fonológica na Educação Infantil: desenvolvimento de habilidades metalinguísticas e aprendizado da escrita alfabética. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa (org.). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 73-91.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed. 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2017.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento na educação infantil. Pátio, Porto Alegre, ano VII, n. 20, jul./out. 2009.

PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete; CARNELOSSO, Rose Mara Gozzi. Os Espaços do Livro nas Instituições de Educação Infantil. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Livros infantis: acervos, espaços e mediações. Brasília: SEB/MEC /, 2016. p. 113- 150. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil, v. 7).

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

SILVA, M. da C. L. da; SILVA , A. da. Letramento e alfabetização nas práticas de ensino de uma docente participante do PNAIC – Educação Infantil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 595–611, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-60804. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60804. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar