Estratégias pedagógicas para estudantes com altas habilidades/superdotação: opinião de educadores

Autores

  • Verônica Limas dos Reis Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara)
  • Taís Crema Remoli Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru)
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n2a2016-45387

Palavras-chave:

Altas Habilidades, Superdotação, Estratégias pedagógicas

Resumo

A legislação brasileira prevê o aprofundamento e o enriquecimento de aspectos curriculares para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) por meio de desafios suplementares nas classes comuns, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino. Por este motivo, o objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento de educadores, participantes de um curso lato sensu denominado "Especialização em Educação Especial na área de Altas Habilidades/ Superdotação" na modalidade semipresencial, sobre estratégias pedagógicas para estudantes com AH/SD. A coleta de dados ocorreu em três turmas e, para tanto, os participantes assistiram a duas animações que apresentavam situações no ambiente escolar e deveriam escolher uma delas para discutir quais mudanças poderiam ocorrer na animação, amparados legalmente pelas políticas nacional e estadual. Para compor a amostra, foi estabelecido como critério de inclusão somente os relatos que se reportaram à área do curso (AH/SD). Os dados foram analisados conforme Análise de Conteúdo de Bardin, com relatos quantificados e distribuídos entre categorias não mutuamente exclusivas. Os resultados mostraram que dos 33 participantes que compuseram a amostra, 21 (63,64%) se reportaram às estratégias pedagógicas conforme solicitava a comanda da atividade. Os relatos também discorreram sobre outras temáticas, como: legislação (13); características do estudante com AH/SD (9); necessidades do professor (9); e indicação do estudante à Sala de Recursos, ou para avaliação para ratificar o diagnóstico de AH/SD ou ainda para a equipe gestora providenciar um trabalho conjunto (8). Considera-se que estratégias pedagógicas diversificadas, motivadoras, criativas, desafiadoras e instigantes são exigências mínimas para estudantes com AH/SD; porém, cabe ao(s) professor(es) avaliar e planejar atividades condizentes com as habilidades de cada aluno.

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Verônica Limas dos Reis, Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara)

Doutoranda em Educação Escolar, Pós-Graduação em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara).

 

Taís Crema Remoli, Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru)

Mestranda em Psicologia do Ensino e Aprendizagem, Faculdade de Ciências na Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru).

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru)

Professora Adjunta do Departamento de Educação do programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Docência para Educação Básica da Faculdade de Ciências na Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru).

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

REIS, V. L. dos; REMOLI, T. C.; CAPELLINI, V. L. M. F. Estratégias pedagógicas para estudantes com altas habilidades/superdotação: opinião de educadores. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 184–197, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v5n2a2016-45387. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/45387. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

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Artigos