Programas de Formação de Professores Alfabetizadores: do PROFA à Política Nacional de Alfabetização – PNA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60397Palabras clave:
Políticas Públicas de Alfabetização, PROFA, Pró-letramento, PNAIC, PNAResumen
O objetivo deste estudo é discutir a respeito das concepções teóricas e dos discursos sobre alfabetização presentes nas políticas públicas ofertadas pelo Ministério da Educação nos últimos vinte anos para formação de professores alfabetizadores: PROFA, Pró-Letramento, PNAIC e PNA. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo documental, apoiando-se na investigação de documentos balizadores desses programas. A investigação teve como base teórica os estudos sobre alfabetização e letramento. Constatou-se que PROFA, Pró-Letramento e PNAIC utilizam discursos muito próximos de alfabetização, tendo suas práticas fundamentadas no paradigma construtivista, do letramento e na consciência fonológica, enquanto a PNA, vem desconstruindo esse discurso, pois defende a instrução fônica.
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