Programs for the training of literacy teachers: from PROFA to the National Literacy Policy (PNA)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60397

Keywords:

Public Literact Policies, PROFA, Pro-Literacy, PNAIC, PNA

Abstract

The aim of the study is to discuss about the theoretical conceptions and speeches about literacy present in the public policies offered by the Ministry of Education in the last twenty years for the formation of literacy teachers: PROFA, Pro-Literacy, PNAIC and PNA. A qualitative research of the documentary type was developed, based on the investigation of supporting/delimiting documents of these programs. The investigation was theoretically based on studies about literacy skills. It was found that PROFA, Pro-Literacy and PNAIC use very close to literacy discourses, having their practices based on the constructivist paradigm, literacy and phonological awareness, while the PNA has been deconstructing this discourse, as it defends phonic instruction.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Liziana Arâmbula Teixeira, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2021).  

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

Pós-doutorado em Educação pala Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS, 2017), doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012), mestrado em Educação (UFRGS, 2008), Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD e professora adjunta da área de Currículo da mesma instituição.

References

BRASIL. Portaria Nº 867, de 4 de julho de 2012b. Brasília: 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2012b. Diário Oficial da União, 05.06. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11125-05072012-portaria-867&category_slug=junho-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso: 09 jun. 2020.

BRASIL. Decreto nº 9.765 de 11 de abril de 2019a. Institui a Política Nacional de Alfabetização. 2019a. Diário Oficial da União, 11 abr. 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Decreto/D9765.htm. Acesso: 09 jun. 2020.

COELHO, S. M. A Alfabetização na Perspectiva Histórico-Cultural. In: Universidade Estadual Paulista Prograd – Caderno de Formação. Formação de professores didáticas dos conteúdos. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2011. p.58-71.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual

discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/s1516-73132003000200004.

MORAIS, A. G. de; LEITE, T. M. S. B. R. A escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam? In: BRASIL, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética, Ano 1, unidade 3, Brasília: MEC, SEB, 2012.

MOREIRA, J. A. da S.; SAITO, H. T. I. Da erradicação do analfabetismo ao compromisso de alfabetizar na idade certa: Rumo a uma política nacional para alfabetização escolar? Revista Teoria e Prática da Educação, v.16, n.3, p.55-64, set./dez., 2013. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v23i1.51194.

MORTATTI, M. do R. L. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação, v.15, n.44, p.329-410, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782010000200009.

MORTATTI, M. do R. L . Brasil, 2091: notas sobre a “Política Nacional de Alfabetização’’. Revista Olhares, v.7, n.3, p.17-51, 2019.

SILVA, T. Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise: os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

TEIXEIRA, E. C. O papel das Políticas Públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Revista AATR, 2002. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/aatr2/a_pdf/03_aatr_pp_papel.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.

Published

2021-07-21

How to Cite

TEIXEIRA, L. A. .; SILVA, T. da . Programs for the training of literacy teachers: from PROFA to the National Literacy Policy (PNA). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 665–679, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-60397. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60397. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar