O Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior: relatos de experiência

Autores

  • Fabiana Lacerda Evaristo Instituto Federal de São Paulo - Brasil
  • Valéria Peres Asnis Universidade Federal de Uberlândia - Brasil https://orcid.org/0000-0003-2232-5650
  • Priscila Alvarenga Cardoso Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64913

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Educação Inclusiva

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial ofertado a estudantes com deficiências em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino e tem como proposta possibilitar a acessibilidade ao currículo educacional, por meio do atendimento de suas necessidades educativas. Com o intuito de contribuir com as discussões acerca deste serviço, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre o AEE ofertado em instituições de Ensino Superior, a partir do relato de duas experiências vivenciadas por docentes que ofertaram este serviço, sendo uma no Instituto Federal de São Paulo, Campus Cubatão, e outra na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Os relatos reafirmam a necessidade deste serviço para que seja garantido o direito a uma formação de qualidade aos estudantes do Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Fabiana Lacerda Evaristo, Instituto Federal de São Paulo - Brasil

Doutorado em Educação Especial. Instituto Federal de São Paulo, Campus Cubatão, Cubatão, São Paulo, Brasil.

Valéria Peres Asnis, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutorado em Educação Especial. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Priscila Alvarenga Cardoso , Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutorado em Educação Especial. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

Evaristo, F. L. ., Asnis, V. P. ., & Cardoso , P. A. . (2022). O Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior: relatos de experiência. Revista Educação E Políticas Em Debate, 11(1), 346–361. https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64913

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE