Plano Municipal de Educação de Ananindeua-PA: formação e valorização dos profissionais da educação em diálogo com o Plano Estadual de Educação-PA e as metas 15, 16, 17 e 18 do PNE (2014-2024)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-55226

Palabras clave:

PNE, Plan d’éducation de l’État, Politique publique, Formation des enseignants

Resumen

Tal artigo tem por objetivo discutir a formação e a valorização docente em Ananindeua-PA pelo viés do Plano Municipal de Educação (PME), em diálogo com o Plano Estadual de Educação do Pará (PEE-PA) e as metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014-2024. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, a fim de compreender como ocorre o planejamento e a implementação dessas políticas educacionais. O trabalho está dividido em três momentos: visão geral do município e dos principais aspectos educacionais; PNE e o que demanda sobre formação e valorização dos professores; PME de Ananindeua e o PEE-PA, no que tange às políticas voltadas para os profissionais da educação em contexto local. O não atendimento das metas e políticas voltadas para a área pode comprometer os avanços da educação no município.

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Biografía del autor/a

José Augusto Lopes da Silva, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/2019 – PPGED, Campus Belém.

Ellen Cristina Carvalho Rodrigues, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/2019 – PPGED, Campus Belém.

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Publicado

2021-01-27

Cómo citar

SILVA, J. A. L. da .; RODRIGUES, E. C. C. Plano Municipal de Educação de Ananindeua-PA: formação e valorização dos profissionais da educação em diálogo com o Plano Estadual de Educação-PA e as metas 15, 16, 17 e 18 do PNE (2014-2024). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 453–468, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-55226. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55226. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua