Plano Municipal de Educação de Ananindeua-PA: formação e valorização dos profissionais da educação em diálogo com o Plano Estadual de Educação-PA e as metas 15, 16, 17 e 18 do PNE (2014-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-55226

Palavras-chave:

PNE, Plano Estadual de Educação, Políticas Públicas, Formação de professores

Resumo

Tal artigo tem por objetivo discutir a formação e a valorização docente em Ananindeua-PA pelo viés do Plano Municipal de Educação (PME), em diálogo com o Plano Estadual de Educação do Pará (PEE-PA) e as metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014-2024. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, a fim de compreender como ocorre o planejamento e a implementação dessas políticas educacionais. O trabalho está dividido em três momentos: visão geral do município e dos principais aspectos educacionais; PNE e o que demanda sobre formação e valorização dos professores; PME de Ananindeua e o PEE-PA, no que tange às políticas voltadas para os profissionais da educação em contexto local. O não atendimento das metas e políticas voltadas para a área pode comprometer os avanços da educação no município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Augusto Lopes da Silva, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/2019 – PPGED, Campus Belém.

Ellen Cristina Carvalho Rodrigues, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/2019 – PPGED, Campus Belém.

Referências

ABICALIL, Carlos Augusto. Piso salarial: constitucional, legítimo, fundamental IN: Revista Retratos da Escola/ Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (ESFORCE) – v. 2, n 2/3, jan./dez. 2008 – Brasília: CNTE, 2007. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/654/676. Acesso em: 26 jul. 2020. DOI https://doi.org/10.22420/rde.v10i18.654.

ANANINDEUA. Prefeitura Municipal de Ananindeua. Lei n° 2.153, de 08 de julho de 2005. Disciplina a Organização do Sistema de Ensino do Município de Ananindeua, e dá outras providências. Ananindeua – PA, 2005. Disponível em: http://www.ananindeua.pa.gov.br/public/arquivos/legislacao/LEI_No._2.153_DE_08_DE_JULHO_DE_2005.pdf. Acessado em: 20 mar. 2020.

ANANINDEUA. Prefeitura Municipal de Ananindeua. Lei nº 1.271, de 02 de setembro de 1997. Cria o Conselho Municipal de Ananindeua. Ananindeua, 1997.

ANANINDEUA. Prefeitura Municipal de Ananindeua. Lei n.º 2.729, de 18 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação. Ananindeua/PA, 2015.

BOLLMANN, M. G. N. Revendo O Plano Nacional de Educação: Proposta da Sociedade Brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 657-676, jul./set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000300002&lng=pt&tlng=pt. Acessado em: 10 dez. 2019. DOI https://doi.org/10.1590/s0101-73302010000300002.

BRASIL. Atlas do desenvolvimento Humano no Brasil. Relatório do índice do Índice de Desenvolvimento Municipal Brasileiro. – Brasília: PNUD, Ipea, FJP, 2013. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/130729_AtlasPNUD_2013.pdf. Acessado em: 05 fev. 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, [2016]. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/. Acessado em: fev. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996a.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun 2014.

BRASIL. Relatório do índice de desenvolvimento da educação-IDEB. Dados do estado do Pará. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/ideb/resultados. Acessado em: 10 jan. 2020.

GATTI, B. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, s/v, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000400005&lng=pt&tlng=pt. Acessado em: 05 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40602013000400005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estimativa da população residente no Brasil e unidades da federação até 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/ananindeua/panorama. Consultado em: 25 nov. 2019.

MORAIS, J. K; HENRIQUE, A. L. S. Formação docente e PNE (2014-2024): uma abordagem inicial. Holos, Rio Grande do Norte, v. 8, n. 33, p. 264-274, dez. 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4512. Acessado em: 26 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.4512.

PARÁ. Secretaria de Estado de Educação. Lei n.º 7.441, de 2 de julho de 2010. Aprova o Plano Estadual de Educação e dá outras providências. Belém/PA, 2010.

PARÁ. Plano Plurianual 2016-2019 do Governo do Estado do Pará / Secretaria de Estado de Planejamento. — Belém: Seplan. Diretoria de Planejamento, 2015. 3v.:il. Belém: Seplan, 2015.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. 336 p.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 328 p.

VASSOLER, M.C. Formação de professores no Plano Nacional e Estadual de Educação: reflexões necessárias. Jornal de Políticas Educacionais, Paraná, v. 13, n. 18, p. 1-15, Maio de 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/64554. Acessado em: 26 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64554.

Downloads

Publicado

2021-01-27

Como Citar

SILVA, J. A. L. da .; RODRIGUES, E. C. C. Plano Municipal de Educação de Ananindeua-PA: formação e valorização dos profissionais da educação em diálogo com o Plano Estadual de Educação-PA e as metas 15, 16, 17 e 18 do PNE (2014-2024). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 453–468, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-55226. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55226. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua