PRÁTICAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ÂMBITO DO GPECS: PROBLEMATIZANDO CORPOS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n2a2015-34555Palabras clave:
Gênero, Sexualidade, Educação EscolarResumen
A presente proposta emerge das produções, problematizações e inquietações desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade e Educação, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Com as ações promovidas pelo grupo, buscamos, neste texto, discutir como se implicam e (res)significam as práticas pedagógicas, considerando a relevância do reconhecimento das diferentes expressões de gênero e sexualidade. Apostamos nas ressonâncias das ações do GPECS no cotidiano escolar como espaço de formação implicado na superação dos processos de intolerância pela diferença, que, na escola, tornaram-se cruéis e acabaram impondo, às pessoas transgressoras da norma dada, uma vida de sofrimento e exclusão.
Descargas
Métricas
Citas
ADLER, Patricia A.; ADLER, Peter. The tender kut: inside the hidden world of selfie-injury. New York: New York University Press, 2011.
BARBOSA, L. C. F. F. Cenas escolares vivenciadas por travestis da cidade de Ituiutaba/MG: lembranças, aproximações e distanciamentos dos processos de estigmatização. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) — Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Ituiutaba, 2013.
BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, Florianópolis, n. 2, v. 19, p. 549–59, mai./ago. 2011.
BRAGA, Denise da Silva. A experiência transexual: estigma, estereótipo e desqualificação social no intramuros da escola. In: ALMEIDA, M. I et al. (Org.). Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 4.219–30.
BRITZMAN, Deborah. O que é essa coisa chamada amor: identidade homossexual, educação e currículo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 1, jan./jul. 1996.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, G. O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 151-172.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar. O século XX. Tradução e Revisão de Ephraim Ferreira Alves. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
COSTA, Ana. Tatuagem e marcas corporais: atualizações do sagrado. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
DELEUZE , Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Joana Mores Varela e Manuel Maria Carrilho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. Habitantes de babel: políticas e poéticas da diferença. Tradução de Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 119–38.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
LANG, Charles Elias.; BARBOSA, Juliana Falcão.; CASELLI, Francisco Rafael Barbosa. Subjetividade, corpo e contemporaneidade. 2009. Disponível em: <http://abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/236.subjetividade,corpoecontemporaneidade.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: ______. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
NASCIMENTO, Thaís Manoel. Homossexualidade(s) no contexto escolar: concepções, saberes e práticas de professores/as de Ciências e Biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) — Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Ituiutaba, 2014.
PERES, William Siqueira. Travestis: corpo, cuidado de si e cidadania. In: FAZENDO GÊNERO 8 — CORPO, VIOLÊNCIA E PODER. Anais... Florianópolis, 2008.
PRADO, Marcos Aurélio Máximo; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia, hierarquização e humilhação social. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (Org.). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 51–71.
SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. Para se pensar sobre a experiência transexual na escola: algumas cenas. Bagoas, n. 7, p. 147–71, 2012.
SILVA, Elenita Pinheiro Queiroz. Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências. Periódicus, 2. ed., p. 1–15, nov. 2014/abr. 2015. Disponível em:<http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12883/9195>. Acesso em: 15 jan. 2015.
SILVA, Fabiane Ferreira da. Lições de sexualidade na escola. In: SILVA, F. F.; MELLO, E. M. B. (Org.). Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação. Uruguaiana: Ed. Unipampa, 2011. p. 146–57.
VEIGA-NETO, Alfredo. Incluir para excluir. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. Habitantes de babel: políticas e poéticas da diferença. Tradução de Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 105–18.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista Educação e Políticas em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.