PRÁTICAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ÂMBITO DO GPECS: PROBLEMATIZANDO CORPOS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Elenita Pinheiro de Queiroz Silva Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação
  • Sandro Prado Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n2a2015-34555

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação Escolar

Resumo

A presente proposta emerge das produções, problematizações e inquietações desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade e Educação, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Com as ações promovidas pelo grupo, buscamos, neste texto, discutir como se implicam e (res)significam as práticas pedagógicas, considerando a relevância do reconhecimento das diferentes expressões de gênero e sexualidade. Apostamos nas ressonâncias das ações do GPECS no cotidiano escolar como espaço de formação implicado na superação dos processos de intolerância pela diferença, que, na escola, tornaram-se cruéis e acabaram impondo, às pessoas transgressoras da norma dada, uma vida de sofrimento e exclusão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elenita Pinheiro de Queiroz Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação

Doutora em Educação. Professora Adjunta II da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Sandro Prado Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação. Professor Assistente da Faculdade de Ciências Integrada do Pontal. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU. E-mail: sandrobio@yahoo.com.br

Referências

ADLER, Patricia A.; ADLER, Peter. The tender kut: inside the hidden world of selfie-injury. New York: New York University Press, 2011.

BARBOSA, L. C. F. F. Cenas escolares vivenciadas por travestis da cidade de Ituiutaba/MG: lembranças, aproximações e distanciamentos dos processos de estigmatização. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) — Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Ituiutaba, 2013.

BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, Florianópolis, n. 2, v. 19, p. 549–59, mai./ago. 2011.

BRAGA, Denise da Silva. A experiência transexual: estigma, estereótipo e desqualificação social no intramuros da escola. In: ALMEIDA, M. I et al. (Org.). Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 4.219–30.

BRITZMAN, Deborah. O que é essa coisa chamada amor: identidade homossexual, educação e currículo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 1, jan./jul. 1996.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, G. O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 151-172.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar. O século XX. Tradução e Revisão de Ephraim Ferreira Alves. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

COSTA, Ana. Tatuagem e marcas corporais: atualizações do sagrado. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

DELEUZE , Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Joana Mores Varela e Manuel Maria Carrilho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. Habitantes de babel: políticas e poéticas da diferença. Tradução de Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 119–38.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

LANG, Charles Elias.; BARBOSA, Juliana Falcão.; CASELLI, Francisco Rafael Barbosa. Subjetividade, corpo e contemporaneidade. 2009. Disponível em: <http://abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/236.subjetividade,corpoecontemporaneidade.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: ______. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NASCIMENTO, Thaís Manoel. Homossexualidade(s) no contexto escolar: concepções, saberes e práticas de professores/as de Ciências e Biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) — Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Ituiutaba, 2014.

PERES, William Siqueira. Travestis: corpo, cuidado de si e cidadania. In: FAZENDO GÊNERO 8 — CORPO, VIOLÊNCIA E PODER. Anais... Florianópolis, 2008.

PRADO, Marcos Aurélio Máximo; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia, hierarquização e humilhação social. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (Org.). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 51–71.

SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. Para se pensar sobre a experiência transexual na escola: algumas cenas. Bagoas, n. 7, p. 147–71, 2012.

SILVA, Elenita Pinheiro Queiroz. Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências. Periódicus, 2. ed., p. 1–15, nov. 2014/abr. 2015. Disponível em:<http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12883/9195>. Acesso em: 15 jan. 2015.

SILVA, Fabiane Ferreira da. Lições de sexualidade na escola. In: SILVA, F. F.; MELLO, E. M. B. (Org.). Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação. Uruguaiana: Ed. Unipampa, 2011. p. 146–57.

VEIGA-NETO, Alfredo. Incluir para excluir. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. Habitantes de babel: políticas e poéticas da diferença. Tradução de Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 105–18.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

SILVA, E. P. de Q.; SANTOS, S. P. PRÁTICAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ÂMBITO DO GPECS: PROBLEMATIZANDO CORPOS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v4n2a2015-34555. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34555. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos