A expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil: o Caso do Curso de Empreendedorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-57566

Palavras-chave:

Ensino Superior, Curso Superior de Tecnologia, Empreendedorismo

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar alguns aspectos da expansão do Ensino Superior brasileiro, como o aumento na oferta de Cursos Superiores de Tecnologia, tomando como referência o Curso de Empreendedorismo. Esta é uma pesquisa documental cuja fonte principal é a Sinopse da Educação Superior no período de 1997 a 2017. Os principais resultados corroboram a hipótese de que a expansão do Ensino Superior priorizou cursos de graduação de curta duração e o estímulo aos ideais empreendedores, sem o caráter científico-filosófico da formação acadêmica. Dessa maneira, promove, concomitantemente, uma nova forma de precarização da educação superior e a conformação diante do desemprego e informalidade.

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Biografia do Autor

Renan Arjona de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Administrador da UFRRJ.

Paula de Macedo Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Educação (UFRRJ).

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

SOUZA, R. A. de; SANTOS, P. de M. . A expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil: o Caso do Curso de Empreendedorismo. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 883–901, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-57566. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57566. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua