Um método para registro de dados laser scanner terrestre usando linhas retas e planos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho é apresentado um método para registro de pares de nuvens de pontos 3D derivados do sistema LASER scanner terrestre usando linhas retas e planos. A principal contribuição deste trabalho é o modelo linear proposto para estimativa dos parâmetros de transformação combinando linhas retas e superfícies planas. Primeiramente, superfícies planas são detectadas através do algoritmo RANSAC e, posteriormente, ajustadas pelo Método dos Mínimos Quadrados. Em seguida linhas retas são extraídas a partir da intersecção de planos adjacentes e suas correspondências manualmente estabelecidas. Finalmente, um modelo matemático baseado em abordagens reta-a-plano é empregado para determinar os parâmetros de transformação. Experimentos foram realizados para avaliar a viabilidade e potencialidade do método proposto. Os resultados obtidos mostraram que a abordagem é promissora para registro de pares de nuvens de pontos 3D
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROS MIOLA, G. A.; DOS SANTOS, D. R.; PAVAN, N. L. Um método para registro de dados laser scanner terrestre usando linhas retas e planos. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 1, p. 71–87, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n1-45249. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45249. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").