COMBINAÇÃO DE SÉRIES TEMPORAIS DE ATRASO ZENITAL TROPOSFÉRICO EM TEMPO QUASE REAL: RESULTADOS PRELIMINARES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Um dos produtos meteorológicos advindos do processamento de alta precisão de dados GNSS é a estimativa do atraso zenital troposférico, o qual pode ser utilizado para quantificar o vapor d'água integrado na coluna atmosférica, importante medida para as ciências atmosféricas. Quando se têm disponíveis várias soluções, a combinação de séries temporais do atraso zenital troposférico visa gerar uma solução única, mais confiável se comparada com as soluções individuais. Esse artigo propõe uma combinação em tempo quase real do atraso zenital troposférico baseada em múltiplas soluções para um instante específico. Nessas circunstâncias, optou-se por uma combinação obtida por meio do método dos mínimos quadrados, com controle de qualidade realizado pelo processo de detecção, identificação e adaptação de eventuais inconsistências. As estimativas do atraso zenital troposférico foram obtidas por meio dos softwares de processamento de dados GNSS, GAMIT e GIPSY-OASIS II, os quais utilizam diferentes métodos e estratégias de processamento. Ambos os softwares representam o estado da arte em processamento de dados GPS. Diversas possibilidades foram investigadas e seus impactos nas estimativas do atraso troposférico puderam ser avaliados. As séries temporais foram geradas e as soluções combinadas para cada instante em uma janela deslizante foram produzidas junto com o viés entre as estimativas do atraso troposférico para cada software. Utilizando esse procedimento metodológico é possível obter os valores do atraso troposférico mais consistentes e confiáveis, os quais podem assimilados em modelos numéricos utilizados para previsão de tempo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROFATTO, V. F.; SAPUCCI, L.; MONICO, J. F. G. COMBINAÇÃO DE SÉRIES TEMPORAIS DE ATRASO ZENITAL TROPOSFÉRICO EM TEMPO QUASE REAL: RESULTADOS PRELIMINARES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n1-44735. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44735. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").