APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM BANCO DE DADOS CADASTRAIS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Base de Dados na gestão pública é um recurso computacional que precisa ser administrado com a mesma importância de um ativo financeiro de uma organização, pois dá suporte à qualidade de suas operações. Com o grande crescimento da quantidade de dados armazenados nessas bases, os gestores passaram a depender não só dos dados, mas também de informações e conhecimentos extraídos desses dados como suporte no processo de tomada de decisão. O Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) é a ferramenta que gerencia os dados da organização pública, e juntamente com ele, para extrair informações desses dados, tecnologias e técnicas computacionais se tornam grandes aliadas, como Data Warehouse (DW) e Mineração de Dados (Data Mining DM). Esse artigo discute brevemente a tecnologia de DM dentro do processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (Knowledge Discovery in database KDD), e, aliado ao CTM, mostra os resultados de um experimento a partir de dados coletados e armazenados em diferentes anos para a cidade de Ribeirão dos índios-SP.
Downloads
Métricas
Visualizações em PDF
1,113
Detalhes do artigo
Como Citar
RIBAS SASS, S. R.; AMORIM, A.; SHIMABUKURO, M. H.; SASS, G. G. APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM BANCO DE DADOS CADASTRAIS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 6, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n6-44709. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44709. Acesso em: 9 jan. 2025.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").