OBSERVAÇÃO DO IMPACTO DO USO DE ÁREA PROJETADA INDICE DE RESERVA LEGAL NO MACIÇO DA TIJUCA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A geoecologia estuda a interação entre os seres vivos e o meio onde eles vivem. Muitas vezes esses estudos levam em consideração em suas análises a área de superfície projetada, implicando em análises imprecisas por não levar em conta as nuances do relevo no cálculo de área. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar o impacto do uso de mensurações em área de superfície planimétrica e real nas análises geoecológicas, e assim saber o impacto do uso da área de superfície planimétrica no cálculo do índice de Reserva Legal. Na elaboração da pesquisa, primeiramente para possibilitar a observação da diferença entre as duas áreas, foram construídos sólidos geométricos, sendo eles: cone, pirâmide, semi-esfera e tetraedro. Posteriormente à construção dos sólidos foi feito o cálculo da área de superfície planimétrica e área de superfície real desses mesmos sólidos e calculada a diferença de entre as duas áreas, e assim estabelecer uma relação de representação. A seleção por tais sólidos se deve à associação de feições encontradas no relevo, ou seja, que podem ser vistas na paisagem. Na área de estudo selecionada, maciço da Tijuca, além das observações do comportamento do parâmetro área, foi analisada a implicação desse parâmetro no cálculo do índice de Reserva Legal. Resultados mostram que há uma relação inversamente proporcional entre o parâmetro área e o indicador, ou seja, quanto maior o valor de área, menor o valor do indicador. Com isso, pode-se concluir que a consideração da área planimétrica nos estudos geoecológicos pode de fato implicar em análises imprecisas, pois esses indicadores podem gerar informações distorcidas no subsídio ao planejamento ambiental.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
LAETA, T.; SILVA, L. F. C. F. da; FERNANDES, M. do C. OBSERVAÇÃO DO IMPACTO DO USO DE ÁREA PROJETADA INDICE DE RESERVA LEGAL NO MACIÇO DA TIJUCA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 1, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n1-44482. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44482. Acesso em: 25 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").