DISCRETIZAÇÃO ESPACIAL DOS ÓXIDOS DE FERRO, POR MEIO DE ALGORITMOS E ÍNDICE ESPECTRAL EM DADOS DO SENSOR WORLDVIEW II
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os solos tropicais são ricos em óxidos de ferro, principalmente a hematita (Hm) e a goethita (Gt) e sua relação determina o caráter pedohídrico da região. O presente estudo tem como objetivo identiï¬car os óxidos de ferro dos solos tropicais no Distrito Federal por meio da técnica Spectral Angle Mapper (SAM), Linear Spectral Unmixing (LSU) e índice espectral RHGtPF com os dados do sensor WorldView II. O SAM é um método de classiï¬cação espectral que se baseia no ângulo espectral entre o espectro de referência e o espectro do pixel da imagem. O Linear Spectral Unmixing é um método de decomposição da mistura espectral que determina a abundância relativa do endmembers na composição do pixel. O índice RHGtPF determina a relação Hm/Hm+Gt por meio da profundidade da feição espectral dos minerais integrados. O resultado do SAM foi satisfatório porque ele classiï¬cou corretamente os dois minerais. O resultado do LSU mostrou que a correlação entre os dois minerais é inversa devido a diferença química e geomorfológica do meio ambiente. O índice RHGtPF quantiï¬cou e identiï¬cou os minerais óxidos de ferro. Novos estudos devem ser incentivados para melhor compreensão da cobertura pedológica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
TEOBALDO, D.; BAPTISTA, G. M. de M. DISCRETIZAÇÃO ESPACIAL DOS ÓXIDOS DE FERRO, POR MEIO DE ALGORITMOS E ÍNDICE ESPECTRAL EM DADOS DO SENSOR WORLDVIEW II. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44378. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44378. Acesso em: 25 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").