OLIMPÍADA DE CARTOGRAFIA DE ÂMBITO NACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A I Olimpíada Brasileira de Cartograï¬a (OBRAC) teve como principais objetivos estimular a prática das Ciências nas escolas, em especial a Cartograï¬a; prover aos professores conhecimento e ferramentas visando um ensino dinâmico e participativo em áreas que utilizam o conteúdo cartográï¬co; prover a socialização de professores e alunos através de atividades em equipe; e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartograï¬a e das geotecnologias. A dinâmica de uma olimpíada é um desaï¬o, e desaï¬os são incentivos para melhorar o rendimento escolar de estudantes. A I OBRAC teve abrangência nacional, sendo direcionada a alunos do Ensino Médio de escolas da rede pública e privada e está disponível em: www.olimpiadadecartograï¬a.uff.br. Cada escola participante formou uma equipe com 4 alunos e um professor, o chefe da equipe. A OBRAC foi executada em 4 etapas conforme o regulamento: a 1ª e a 2ª etapas foram realizadas por meio da plataforma de ensino à distância Moodle, onde ocorreu dois tipos de testes: teórico (etapa 1) e prático (etapa 2). A pontuação na etapa 1 consistiu em apurar o número de respostas corretas e o limite de tempo para o teste,estabelecendo uma fase de eliminação.No teste prático, as equipes, classiï¬cadas tiveram duas tarefas: construir um instrumento cartográï¬co (por exemplo, uma nova leitura do teodolito, bússola, pantógrafo, odômetro, astrolábio, nível, etc) com material reciclado, e elaborar um mapa da região da sua escola sobre questões ambientais ou aspectos históricos e culturais.Na 2a etapa foram produzidos vídeos sobre as atividades desenvolvidas e o envolvimento das equipes. A 3a e 4a etapas foram presenciais para as 3 equipes vencedoras (1a e 2a etapas). Estas participaram da etapa ï¬nal no Rio de Janeiro, onde participaram de cursos, visitas técnicas, além de realizar uma prova teórica presencial e uma corrida de orientação. A equipe vencedora da etapa ï¬nal (3a e 4a etapas) foi a campeã da I Olimpíada Brasileira de Cartograï¬a. Algumas análises estatísticas,no âmbito do ensino de Cartograï¬a, puderam ser feitas com base nas provas realizadas pelos alunos participantes.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").