ETNOCARTOGRAFIA E ANÁLISE DOS VALORES DA GEODIVERSIDADE COM COMUNIDADES TRADICIONAIS DE ARTESÃOS EM PEDRA-SABÃO DA REGIÃO DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO - MINAS GERAIS
Main Article Content
Abstract
A geodiversidade envolve os elementos do meio abiótico e, assim como a biodiversidade, pode ser utilizada por comunidades na geração de renda. Além disso, comunidades que fazem uso dos recursos da geodiversidade desenvolvem com ela uma relação direta. O objetivo desse artigo é apresentar o trabalho de mapeamento participativo realizado com artesãos de pedra-sabão em dois distritos do município de Ouro Preto, Minas Gerais, buscando valorizar seu conhecimento e reconhecer sua relação com a geodiversidade associada à pedra-sabão. A área da pesquisa está inserida no Quadrilátero Ferrífero, uma região que tem como a fonte de renda da população residente principalmente a extração mineral, incluindo o ferro, o ouro, o manganês, em escala industrial e o uso da pedra-sabão na produção artesanal. Os procedimentos metodológicos utilizados para este trabalho envolveram: a) desenvolvimento de uma oï¬cina prévia; b) aplicação de entrevistas com os artesãos dos distritos pesquisados; c) realização de trabalho de campo para mapeamento participativo com os comunitários; d) aplicação de uma oï¬cina de mapeamento participativo com elaboração de croquis e mapas mentais pelo público-alvo; e) realização de outra etapa de campo participativo; f) obtenção de imagens de satélite do software Google Earth Pro e elaboração de mapas temáticos em ambiente SIG. Os resultados revelam um conhecimento gerado pelos artesãos no que se refere ao sistema produtivo da pedra-sabão bem como dos valores associados à geodiversidade dessa rocha que tem grande importância histórica, cultural e econômica para a comunidade pesquisada.
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").