ETNOCARTOGRAFIA E ANÁLISE DOS VALORES DA GEODIVERSIDADE COM COMUNIDADES TRADICIONAIS DE ARTESÃOS EM PEDRA-SABÃO DA REGIÃO DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO - MINAS GERAIS

Conteúdo do artigo principal

André Rocha Franco
Úrsula de Azevedo Ruchkys
José Antônio Souza de Deus

Resumo

A geodiversidade envolve os elementos do meio abiótico e, assim como a biodiversidade, pode ser utilizada por comunidades na geração de renda. Além disso, comunidades que fazem uso dos recursos da geodiversidade desenvolvem com ela uma relação direta. O objetivo desse artigo é apresentar o trabalho de mapeamento participativo realizado com artesãos de pedra-sabão em dois distritos do município de Ouro Preto, Minas Gerais, buscando valorizar seu conhecimento e reconhecer sua relação com a geodiversidade associada à pedra-sabão. A área da pesquisa está inserida no Quadrilátero Ferrífero, uma região que tem como a fonte de renda da população residente principalmente a extração mineral, incluindo o ferro, o ouro, o manganês, em escala industrial e o uso da pedra-sabão na produção artesanal. Os procedimentos metodológicos utilizados para este trabalho envolveram: a) desenvolvimento de uma oï¬cina prévia; b) aplicação de entrevistas com os artesãos dos distritos pesquisados; c) realização de trabalho de campo para mapeamento participativo com os comunitários; d) aplicação de uma oï¬cina de mapeamento participativo com elaboração de croquis e mapas mentais pelo público-alvo; e) realização de outra etapa de campo participativo; f) obtenção de imagens de satélite do software Google Earth Pro e elaboração de mapas temáticos em ambiente SIG. Os resultados revelam um conhecimento gerado pelos artesãos no que se refere ao sistema produtivo da pedra-sabão bem como dos valores associados à geodiversidade dessa rocha que tem grande importância histórica, cultural e econômica para a comunidade pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FRANCO, A. R.; RUCHKYS, Úrsula de A.; DEUS, J. A. S. de. ETNOCARTOGRAFIA E ANÁLISE DOS VALORES DA GEODIVERSIDADE COM COMUNIDADES TRADICIONAIS DE ARTESÃOS EM PEDRA-SABÃO DA REGIÃO DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO - MINAS GERAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 3, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44406. Acesso em: 16 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

André Rocha Franco, Universidade Federal de Minas

Instituto de Geociências Departamento de Cartografia

Úrsula de Azevedo Ruchkys, Universidade Federal de Minas

Instituto de Geociências Departamento de Cartografia

José Antônio Souza de Deus, Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Geociências Departamento de Geologia