AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DOS ÍNDICES MORFOMÉTRICOS DE INFORMAÇÕES EXTRAÍDAS DE CARTAS TOPOGRÁFICAS E IMPLICAÇÕES PARA A LEITURA DO RISCO A ENCHENTES
Main Article Content
Abstract
As cartas topográficas são instrumentos utilizados por diversos profissionais das áreas de geociências, engenharias, ou até mesmo das ciências humanas. São produtos que têm de atender a sociedade como um todo e instrumentos primários para o desenvolvimento de trabalhos que tenham necessidade de espacializar a ocorrência de fenômenos geográficos. Desta maneira, no presente trabalho faz-se uma avaliação (relativa) no que se refere à variação dos índices morfométricos obtidos a partir de dados extraídos diretamente de Cartas Topográficas. Mais especificamente, trabalhou-se com cartas nas escalas de 1:50.000 e 1:25.000 da área exemplo, a bacia do Rio Marumbí (PR), que tem seu exultório na cidade de Morretes. É uma área de risco a enchentes e os índices avaliados são cruciais para verificação da probabilidade de se ocorrer eventos dessa natureza. Pode-se ressaltar que na generalização dos dados houve relevante perda de informações para a situação analisada, o que colocaria em risco a avaliação de um profissional planejador. O que se pretendeu fazer não foi exaltar possíveis erros que acometem o mapeamento sistemático brasileiro, mas sim dar indicativo de que as cartas topográficas não podem ser os únicos documentos utilizados para se trabalhar com a extração de feições para estudos ambientais.
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").