Geração de Mapas Temáticos por Computador: Uma Nova Forma de Apresentar Dados Estatísticos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O método apresentado gera o mapa temático “colorindo” as unidades políticas de acordo com um padrão de cores preestabelecido e de acordo com o resultado estatístico referente a cada unidade. Desta forma o mapa terá cada unidade política com uma cor diferente, representado o resultado estatístico segundo o padrão de cores.
A associação entre cores e números é feita devido a propriedade de que cada cor pode ser gerada pela composição de 3 cores primárias (p. ex. verde, vermelho e azul) em intensidades adequadas. Os números corresponderão às intensidades de cada uma das primárias necessárias à geração da cor desejada.
A transformação da imagem em números e vice-versa é feita subdividindo-se a imagem em um reticulado e determinando a cor de cada retícula. Obtém-se uma matriz bidimensional em que cada elemento representa a cor de uma retícula da imagem.
São apresentados resultados experimentais, mostrando mapas do Brasil coloridos pelo método descrito.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").