APOIO À DECISÃO AO PLANEJAMENTO DO USO DO ESPAÇO COM A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E LÓGICA DIFUSA

Conteúdo do artigo principal

Edgard Fernandes
Lia Caetano Bastos
Renato de Mello

Resumo

Este trabalho apresenta um método de apoio ao planejamento do uso do espaço, através da elaboração de mapa de sugestão ao uso do espaço, utilizando o conceito de "soft decision trees". Os dados de mapas temáticos de geologia, geomorfologia e solos são introduzidos em Sistema de Informações Geográficas e através de seus cruzamentos novos mapa temático são produzidos. Esses serão analisados por meio de conjunto difusos, resultado no mapa de sugestão ao uso do espaço. O modelo mostrou-se robusto para a aplicação proposta uma vez que possibilita incorporar a opinião de especialista, de forma dinâmica, em sua elaboração. A captura do conhecimento de especialistas permite a atribuição de pertinências diferentes as variáveis envolvidas no processo decisório de acordo com a experiência do mesmo gerando diversos mapas de sugestão ao uso do espaço. Esta variabilidade permite uma análise mais pormenorizada em relação a importância das variáveis utilizadas na composição do mapa proposto. Para validação do modelo foi elaborado o Mapa de Sugestão ao Uso para a Ilha de São Francisco do Sul - SC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERNANDES, E.; BASTOS, L. C.; DE MELLO, R. APOIO À DECISÃO AO PLANEJAMENTO DO USO DO ESPAÇO COM A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E LÓGICA DIFUSA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n1-43666. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43666. Acesso em: 10 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edgard Fernandes, IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Gerência de Recursos Naturais e Meio Ambiente - SC

Lia Caetano Bastos, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Engenharia Cívil

Renato de Mello, FAPESC - Fund. Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina

Coordenação de Projetos