Análise da Influência do Valor de Densidade na Estimativa do Modelo Geoidal Local para o Distrito Federal, Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O modelo geoidal é parte fundamental na transformação entre as altitudes geométricas e ortométricas, e ganhou mais importância com a popularização de técnicas de posicionamento por GNSS. No entanto, para simplificar, verifica-se que um valor de densidade médio da crosta ainda vem sendo aplicado nos procedimentos de cálculo. Por este motivo, este trabalho buscou analisar a influência do valor de densidade adotado na estimativa de um modelo geoidal. Para isto foram estimados valores fixo e variáveis de densidade para a área de estudos, por meio de dados gravimétricos e de litologia. Estes valores foram utilizados no cálculo de variáveis associadas aos valores de densidade e foram comparados e analisados do ponto de vista estatístico. Como resultado, foi possível verificar pequenas diferenças ao utilizar diferentes valores de densidade. Foi, também, possível identificar diferenças significativas, estatisticamente, em alguns dos resultados alcançados. Por consequência, foi possível sugerir que o uso de valores de densidade variável pode proporcionar maior rigor ao desenvolvimento de modelos geoidais de maneira geral.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").