IDENTIFICAÇÃO DE DISTORÇÕES EM REDES ALTIMÉTRICAS USANDO GEÓIDE E GPS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente, o posicionamento por GPS, combinado com um modelo geoidal de alta precisão, permite detectar distorções de redes altimétricas. Assim, foram investigadas as distorções da Rede Altimétrica Fundamental no Sul/Sudeste do Brasil (RGSB), comparando as altitudes determinadas por GPS/nivelamento, com altitudes de referência. Pela metodologia usada, inicialmente foram avaliados os dados disponíveis por meio da análise estatística, para detectar erros grosseiros. Posteriormente, o modelo geoidal gravimétrico foi ajustado ao do sistema altimétrico pela modelagem da componente sistemática, por meio dos modelos paramétricos simplificados e gerais. O cálculo da altitude ortométrica no modo relativo, a partir das estações da RGSB depuradas de erros grosseiros, e o modelo geoidal gravimétrico, possibilitou a identificação de distorções locais e regionais. Com isso, foi realizada a análise estatística da componente sistemática do geóide, em um conjunto de 236 estações da RGSB, e constatou-se a existência de uma média não nula, indicando a incompatibilidade entre NGPS e Ng na região estudada, geralmente relacionada a erros grosseiros e sistemáticos na altitude ortométrica das RNs, os quais também causam distorções na rede. Isso foi corrigido com a identificação e remoção de 20 RNs contendo erros grosseiros. O geóide gravimétrico foi compatibilizado ao do sistema altimétrico local a partir do modelo matemático de correção com 7 parâmetros, para identificar outras RNs contendo distorções. Com isso, foram identificadas 4 RNs com distorções, além daquelas com erros grosseiros, que também caracterizam distorções. A utilização adequada dessa metodologia requer uma rede GPS de referência densa, constituída de estações com coordenadas geodésicas e altitudes ortométricas, além de um geóide gravimétrico compatível com o do sistema altimétrico de referência.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").