IDENTIFICAÇÃO DE DISTORÇÕES EM REDES ALTIMÉTRICAS USANDO GEÓIDE E GPS

Conteúdo do artigo principal

Deborah Valandro de Souza
Nelsi Côgo de Sá

Resumo

Atualmente, o posicionamento por GPS, combinado com um modelo geoidal de alta precisão, permite detectar distorções de redes altimétricas. Assim, foram investigadas as distorções da Rede Altimétrica Fundamental no Sul/Sudeste do Brasil (RGSB), comparando as altitudes determinadas por GPS/nivelamento, com altitudes de referência. Pela metodologia usada, inicialmente foram avaliados os dados disponíveis por meio da análise estatística, para detectar erros grosseiros. Posteriormente, o modelo geoidal gravimétrico foi ajustado ao do sistema altimétrico pela modelagem da componente sistemática, por meio dos modelos paramétricos simplificados e gerais. O cálculo da altitude ortométrica no modo relativo, a partir das estações da RGSB depuradas de erros grosseiros, e o modelo geoidal gravimétrico, possibilitou a identificação de distorções locais e regionais. Com isso, foi realizada a análise estatística da componente sistemática do geóide, em um conjunto de 236 estações da RGSB, e constatou-se a existência de uma média não nula, indicando a incompatibilidade entre NGPS e Ng na região estudada, geralmente relacionada a erros grosseiros e sistemáticos na altitude ortométrica das RNs, os quais também causam distorções na rede. Isso foi corrigido com a identificação e remoção de 20 RNs contendo erros grosseiros. O geóide gravimétrico foi compatibilizado ao do sistema altimétrico local a partir do modelo matemático de correção com 7 parâmetros, para identificar outras RNs contendo distorções. Com isso, foram identificadas 4 RNs com distorções, além daquelas com erros grosseiros, que também caracterizam distorções. A utilização adequada dessa metodologia requer uma rede GPS de referência densa, constituída de estações com coordenadas geodésicas e altitudes ortométricas, além de um geóide gravimétrico compatível com o do sistema altimétrico de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, D. V. de; DE SÁ, N. C. IDENTIFICAÇÃO DE DISTORÇÕES EM REDES ALTIMÉTRICAS USANDO GEÓIDE E GPS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n3-44888. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44888. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nelsi Côgo de Sá, Universidade de São Paulo

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1973) , mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1979) , doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1988) e pós-doutorado pela University New Brunswick (1992) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Geofísica, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Cartografia e Revisor de periódico da Boletim de Ciências Geodésicas. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geodésia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Campo de gravidade, Geóide, Estrutura crustal.