USO DO CONTEÚDO DE CALOR NA CAMADA SUPERIOR DO OCEANO DERIVADO DE SATÉLITE NO ESTUDO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA NO ATLÂNTICO SUL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A falta de observações hidrográficas de longo termo, especialmente no Atlântico Sul, fazem com que dados de satélites se tornem ferramentas chaves na investigação da variabilidade temporal e espacial em escalas oceânicas. Dados altimétricos, por não serem afetados pela cobertura de nuvens, fornecem informações extremamente importantes sobre a estrutura térmica vertical e a dinâmica da camada superior do oceano, quando combinados a dados hidrográficos climatológicos por meio de um modelo diagnóstico. Apresentamos um modelo semi-analítico, que combina anomalias da elevação da superfície do oceano obtidas do TOPEX/POSEIDON, temperatura da superfície do oceano derivados de infravermelho do NOAA/AVHRR, bem como dados hidrográficos do "World Ocean Atlas 2001", gerando mapas de Anomalias do Conteúdo de Calor na camada superior do oceano que são apropriadas para estudos de variabilidade climática.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").