ANÁLISE ESTATÃSTICA DA QUALIDADE DE UM MODELO DIGITAL DO TERRENO GERADO COM THIN PLATE SPLINE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A representação do relevo ou terreno é uma componente fundamental no processo cartográfico. Em formato digital ela recebe o nome de Modelo Digital do Terreno (MDT) e consiste de um conjunto de dados que explicitam as coordenadas (X, Y, Z) do terreno e a forma como os mesmos estão relacionados. Várias técnicas podem ser utilizadas para se obter os dados do MDT, as principais delas são: levantamento topográfico, fotogramétricas e cartográficas. Os dados obtidos através dessas técnicas constituem o Modelo Digital do Terreno, ou se for o caso, uma base sobre a qual poderá ser realizada uma densificação (interpolação). Existe uma variedade grande de técnicas de interpolação, sendo as mais conhecidas: linear, bilinear, bicúbica, quíntica, multiquádrica, inverso da distância ponderada etc. A qualidade do MDT é de fundamental importância e neste trabalho o interesse é em uma interpolação menos usual, via Thin Plate Spline (TPS) analisada de acordo com o padrão de exatidão cartográfica. Para o controle de qualidade, foram gerados modelos de terreno com diferentes números de pontos originais com base em amostragens aleatórias e estratificadas. O modelo que apresentou melhor resultado foi obtido com uma adaptação da amostragem estratificada. Em função da boa performance da interpolação TPS, pretende-se avaliá-la em trabalhos futuros, em relação a outras funções interpoladoras, inclusive melhorar a eficiência computacional da mesma para ser automaticamente adaptativa, ou seja, deixando de ser global e passando a ter efeito local pelo uso apenas de pontos vizinhos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BARBOSA, R. L.; MENEGUETTE JÚNIOR, M.; DA SILVA, J. F. C.; GALLIS, R. B. de A.; ITAME, O. Y. ANÁLISE ESTATÃSTICA DA QUALIDADE DE UM MODELO DIGITAL DO TERRENO GERADO COM THIN PLATE SPLINE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 60, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv60n2-44875. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44875. Acesso em: 5 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").