TRANSIÇÃO PLEISTOCENO - HOLOCENO NA ENSEADA DOS ANJOS, ARRAIAL DO CABO / RIO DE JANEIRO: RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL 3D

Conteúdo do artigo principal

Luiz Felipe Lopes Dias
João Wagner Alencar Castro
José Carlos Sícoli Seoane

Resumo

No domínio de praia e antepraia da Ilha do Cabo Frio (Enseada dos Anjos), Arraial do Cabo, foram identifi cados quatro alinhamentos de rochas de praia (beachrocks), sendo dois emersos e dois submersos. O presente trabalho desenvolve reconstituições paleoambientais em três dimensões (3D) da enseada, durante quatro momentos entre o fi nal do Pleistoceno e inicio do Holoceno: 11.940-11.240, 11.149-11.337, 12.910-12.690 e 13.130-12.860 cal A.P (Antes do Presente) defi nidos a partir da datação radiométrica dos beachrocks associados aos níveis marinhos de -4,5 m, -3,0 m, 0,0 m e 1,5 m, respectivamente. A metodologia contou com a digitalização da Folha de Bordo 1:10.000 de 1987 da Diretoria de Hidrografi a e Navegação - Marinha do Brasil, seguida pelo georreferenciamento da mesma através de Imagem ortorretifi cada ALOS - Advanced Land Observing Satellite em coordenadas projetadas. O Modelo Digital de Elevação (MDE) da batimetria foi gerado a partir da exportação dos shapefi les de curvas batimétricas e pontos cotados, por meio dos quais, gerou-se uma Rede de Triângulos Irregulares (TIN - Triangular Irregular Network) com atributos que aproximassem os modelos à realidade. Finalizado o geoprocessamento, iniciou-se a análise interpretativa. Dois modelos foram criados para os dois primeiros períodos: um com o simples aumento ou diminuição da linha d'água (gerado pelo software); e um interpretado (Modelo Proposto), com destaque para a provável mobilidade do sandbar próximo ao Canal do Boqueirão. Resultados obtidos apresentam diversas fases de variações do nível do mar, apontando paleoambientes de rebaixamento e subida do nível marinho, e outro semelhante ao ambiente atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DIAS, L. F. L.; CASTRO, J. W. A.; SEOANE, J. C. S. TRANSIÇÃO PLEISTOCENO - HOLOCENO NA ENSEADA DOS ANJOS, ARRAIAL DO CABO / RIO DE JANEIRO: RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL 3D. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 5, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44692. Acesso em: 17 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Felipe Lopes Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Instituto de Geociências / Departamento de Geologia

João Wagner Alencar Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Instituto de Geociências / Departamento de Geologia Museu Nacional

José Carlos Sícoli Seoane, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Museu Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)