TRANSIÇÃO PLEISTOCENO - HOLOCENO NA ENSEADA DOS ANJOS, ARRAIAL DO CABO / RIO DE JANEIRO: RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL 3D
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No domínio de praia e antepraia da Ilha do Cabo Frio (Enseada dos Anjos), Arraial do Cabo, foram identifi cados quatro alinhamentos de rochas de praia (beachrocks), sendo dois emersos e dois submersos. O presente trabalho desenvolve reconstituições paleoambientais em três dimensões (3D) da enseada, durante quatro momentos entre o fi nal do Pleistoceno e inicio do Holoceno: 11.940-11.240, 11.149-11.337, 12.910-12.690 e 13.130-12.860 cal A.P (Antes do Presente) defi nidos a partir da datação radiométrica dos beachrocks associados aos níveis marinhos de -4,5 m, -3,0 m, 0,0 m e 1,5 m, respectivamente. A metodologia contou com a digitalização da Folha de Bordo 1:10.000 de 1987 da Diretoria de Hidrografi a e Navegação - Marinha do Brasil, seguida pelo georreferenciamento da mesma através de Imagem ortorretifi cada ALOS - Advanced Land Observing Satellite em coordenadas projetadas. O Modelo Digital de Elevação (MDE) da batimetria foi gerado a partir da exportação dos shapefi les de curvas batimétricas e pontos cotados, por meio dos quais, gerou-se uma Rede de Triângulos Irregulares (TIN - Triangular Irregular Network) com atributos que aproximassem os modelos à realidade. Finalizado o geoprocessamento, iniciou-se a análise interpretativa. Dois modelos foram criados para os dois primeiros períodos: um com o simples aumento ou diminuição da linha d'água (gerado pelo software); e um interpretado (Modelo Proposto), com destaque para a provável mobilidade do sandbar próximo ao Canal do Boqueirão. Resultados obtidos apresentam diversas fases de variações do nível do mar, apontando paleoambientes de rebaixamento e subida do nível marinho, e outro semelhante ao ambiente atual.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DIAS, L. F. L.; CASTRO, J. W. A.; SEOANE, J. C. S. TRANSIÇÃO PLEISTOCENO - HOLOCENO NA ENSEADA DOS ANJOS, ARRAIAL DO CABO / RIO DE JANEIRO: RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL 3D. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 5, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n5-44692. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44692. Acesso em: 24 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").