TRANSIÇÃO PLEISTOCENO - HOLOCENO NA ENSEADA DOS ANJOS, ARRAIAL DO CABO / RIO DE JANEIRO: RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL 3D
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No domínio de praia e antepraia da Ilha do Cabo Frio (Enseada dos Anjos), Arraial do Cabo, foram identifi cados quatro alinhamentos de rochas de praia (beachrocks), sendo dois emersos e dois submersos. O presente trabalho desenvolve reconstituições paleoambientais em três dimensões (3D) da enseada, durante quatro momentos entre o fi nal do Pleistoceno e inicio do Holoceno: 11.940-11.240, 11.149-11.337, 12.910-12.690 e 13.130-12.860 cal A.P (Antes do Presente) defi nidos a partir da datação radiométrica dos beachrocks associados aos níveis marinhos de -4,5 m, -3,0 m, 0,0 m e 1,5 m, respectivamente. A metodologia contou com a digitalização da Folha de Bordo 1:10.000 de 1987 da Diretoria de Hidrografi a e Navegação - Marinha do Brasil, seguida pelo georreferenciamento da mesma através de Imagem ortorretifi cada ALOS - Advanced Land Observing Satellite em coordenadas projetadas. O Modelo Digital de Elevação (MDE) da batimetria foi gerado a partir da exportação dos shapefi les de curvas batimétricas e pontos cotados, por meio dos quais, gerou-se uma Rede de Triângulos Irregulares (TIN - Triangular Irregular Network) com atributos que aproximassem os modelos à realidade. Finalizado o geoprocessamento, iniciou-se a análise interpretativa. Dois modelos foram criados para os dois primeiros períodos: um com o simples aumento ou diminuição da linha d'água (gerado pelo software); e um interpretado (Modelo Proposto), com destaque para a provável mobilidade do sandbar próximo ao Canal do Boqueirão. Resultados obtidos apresentam diversas fases de variações do nível do mar, apontando paleoambientes de rebaixamento e subida do nível marinho, e outro semelhante ao ambiente atual.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DIAS, Luiz Felipe Lopes; CASTRO, João Wagner Alencar; SEOANE, José Carlos Sícoli. TRANSIÇÃO PLEISTOCENO - HOLOCENO NA ENSEADA DOS ANJOS, ARRAIAL DO CABO / RIO DE JANEIRO: RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL 3D. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 5, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n5-44692. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44692. Acesso em: 25 abr. 2025.