COMPARTIMENTOS FISIOGRÃFICOS DA CADEIA DE MONTES VULCÂNICOS SUBMARINOS VITÓRIA -TRINDADE: SUBSÍDIO A GEODIVERSIDADE MARINHA NO ATLÂNCIO SUL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A compartimentação fisiográfica da geodiversidade marinha possibilita a compreensão dos processos geológicos que atuam no assoalho oceânico, permitindo uma visão integrada da feições e formas resultantes que constituem a margem continental e a bacia oceânicas, explicitando as adequabilidades e limitações desses ambientes. Objetiva-se desenvolver uma compartimentação fisiográfica para caracterização da geodiversidade marinha aplicado à região da Cadeia de Montes Vulcânicos Submarinos de Vitória / Trindade - CMVSVT e áreas adjacentes, situada no Atlântico Sul. Como procedimentos metodológicos, analisou-se, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), dados batimétricos, geológicos, geofísicos disponíveis na literatura e em bancos de dados institucionais. Resultados obtidos possibilitaram a compreensão dos processos geológicos formadores e modificadores dos ambientes que compõem o assoalho oceânico, fornecendo subsídios para orientação de futuros levantamentos da geodiversidade marinha na Plataforma Continental Jurídica Brasileira - PCJB e áreas adjacentes, no âmbito das 200 milhas náuticas da Zona Econômica Exclusiva Brasileira - ZEE. Através da integração dos resultados definiu-se a compartimentação do assoalho oceânico, ressaltando-se a indicação de áreas-chaves representativas da geodiversidade relacionadas aos valores científicos, ambientais, econômicos e educativos.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
MAIA, Maria Adelaide Mansini; CASTRO, João Wagner Alencar; DE OLIVEIRA, Camila Areias. COMPARTIMENTOS FISIOGRÃFICOS DA CADEIA DE MONTES VULCÂNICOS SUBMARINOS VITÓRIA -TRINDADE: SUBSÍDIO A GEODIVERSIDADE MARINHA NO ATLÂNCIO SUL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n6-44635. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44635. Acesso em: 16 jun. 2025.