COMPARTIMENTOS FISIOGRÁFICOS DA CADEIA DE MONTES VULCÂNICOS SUBMARINOS VITÓRIA -TRINDADE: SUBSÍDIO A GEODIVERSIDADE MARINHA NO ATLÂNCIO SUL

Conteúdo do artigo principal

Maria Adelaide Mansini Maia
João Wagner Alencar Castro
Camila Areias de Oliveira

Resumo

A compartimentação fisiográfica da geodiversidade marinha possibilita a compreensão dos processos geológicos que atuam no assoalho oceânico, permitindo uma visão integrada da feições e formas resultantes que constituem a margem continental e a bacia oceânicas, explicitando as adequabilidades e limitações desses ambientes. Objetiva-se desenvolver uma compartimentação fisiográfica para caracterização da geodiversidade marinha aplicado à região da Cadeia de Montes Vulcânicos Submarinos de Vitória / Trindade - CMVSVT e áreas adjacentes, situada no Atlântico Sul. Como procedimentos metodológicos, analisou-se, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), dados batimétricos, geológicos, geofísicos disponíveis na literatura e em bancos de dados institucionais. Resultados obtidos possibilitaram a compreensão dos processos geológicos formadores e modificadores dos ambientes que compõem o assoalho oceânico, fornecendo subsídios para orientação de futuros levantamentos da geodiversidade marinha na Plataforma Continental Jurídica Brasileira - PCJB e áreas adjacentes, no âmbito das 200 milhas náuticas da Zona Econômica Exclusiva Brasileira - ZEE. Através da integração dos resultados definiu-se a compartimentação do assoalho oceânico, ressaltando-se a indicação de áreas-chaves representativas da geodiversidade relacionadas aos valores científicos, ambientais, econômicos e educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MAIA, M. A. M.; CASTRO, J. W. A.; DE OLIVEIRA, C. A. COMPARTIMENTOS FISIOGRÁFICOS DA CADEIA DE MONTES VULCÂNICOS SUBMARINOS VITÓRIA -TRINDADE: SUBSÍDIO A GEODIVERSIDADE MARINHA NO ATLÂNCIO SUL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44635. Acesso em: 19 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Wagner Alencar Castro, UFRJ

Professor associado do DGP / Museu Nacional / UFRJ. Coordenador do Laboratório de Geologia Costeira, Sedimentologia e Meio Ambiente - UFRJ. Pesquisador do CNPq e Cientista do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Vice Presidente da ABEQUA.