AVERIGUAÇÃO DA NBR 13133 JUNTO AOS PADRÕES DE EXATIDÃO CARTOGRÁFICA PARA FINS DE LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ALTIMÉTRICOS: ESTUDO DE CASO EM ÁREA NO MUNICÍPIO DE NOVA PRATA DO IGUAÇU-PR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os levantamentos topográficos têm sido utilizados, por diversas áreas do conhecimento, para representar o relevo terrestre em escala de detalhe, através da geração de Modelos Digitais do Terreno (MDT). Os levantamentos topográficos no Brasil são normatizados por norma especíï¬ca, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo deste artigo foi o de averiguar se as densidades mínimas de pontos estipuladas pela ABNT estão adequadas para a escala de levantamento desejada. Assim, foi efetuado um levantamento topográfico em uma área de cerca de 2 ha no município de Nova Prata do Iguaçu-PR contendo 605 pontos cotados e em função dele foram gerados três pares de MDT, sendo cada par constituído por modelos com mesmo n amostral, porém com diferentes arranjos amostrais. Os MDT gerados foram comparados (entre pares) e os resultados demonstraram que, para um terreno com aproximadamente 25% de declividade, a densidade mínima de pontos estabelecida pela ABNT está subdimensionada e que, mesmo modelos contendo 4 vezes a quantidade mínima de pontos estabelecida pela ABNT não se enquadrariam sequer na Classe C dos Padrões de Exatidão Cartográï¬ca (PEC).
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
SOPCHAKI, Carlos Henrique; LANGARO, Juliano Sartori; SOUSA, Mayara Soares de; SAMPAIO, Tony Vinicius Moreira. AVERIGUAÇÃO DA NBR 13133 JUNTO AOS PADRÕES DE EXATIDÃO CARTOGRÁFICA PARA FINS DE LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ALTIMÉTRICOS: ESTUDO DE CASO EM ÁREA NO MUNICÍPIO DE NOVA PRATA DO IGUAÇU-PR. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 3, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n3-44407. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44407. Acesso em: 6 dez. 2025.