AVERIGUAÇÃO DA NBR 13133 JUNTO AOS PADRÕES DE EXATIDÃO CARTOGRÁFICA PARA FINS DE LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ALTIMÉTRICOS: ESTUDO DE CASO EM ÁREA NO MUNICÍPIO DE NOVA PRATA DO IGUAÇU-PR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os levantamentos topográficos têm sido utilizados, por diversas áreas do conhecimento, para representar o relevo terrestre em escala de detalhe, através da geração de Modelos Digitais do Terreno (MDT). Os levantamentos topográficos no Brasil são normatizados por norma especíï¬ca, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo deste artigo foi o de averiguar se as densidades mínimas de pontos estipuladas pela ABNT estão adequadas para a escala de levantamento desejada. Assim, foi efetuado um levantamento topográfico em uma área de cerca de 2 ha no município de Nova Prata do Iguaçu-PR contendo 605 pontos cotados e em função dele foram gerados três pares de MDT, sendo cada par constituído por modelos com mesmo n amostral, porém com diferentes arranjos amostrais. Os MDT gerados foram comparados (entre pares) e os resultados demonstraram que, para um terreno com aproximadamente 25% de declividade, a densidade mínima de pontos estabelecida pela ABNT está subdimensionada e que, mesmo modelos contendo 4 vezes a quantidade mínima de pontos estabelecida pela ABNT não se enquadrariam sequer na Classe C dos Padrões de Exatidão Cartográï¬ca (PEC).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SOPCHAKI, C. H.; LANGARO, J. S.; SOUSA, M. S. de; SAMPAIO, T. V. M. AVERIGUAÇÃO DA NBR 13133 JUNTO AOS PADRÕES DE EXATIDÃO CARTOGRÁFICA PARA FINS DE LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ALTIMÉTRICOS: ESTUDO DE CASO EM ÁREA NO MUNICÍPIO DE NOVA PRATA DO IGUAÇU-PR. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 3, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n3-44407. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44407. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").