TÉCNICAS DE PRÉ-ANÁLISE DO PROCESSO DE CORRELAÇÃO VISANDO A GERAÇÃO DE MODELO DIGITAL DE TERRENO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A determinação da correspondência de pontos por correlação é fundamental em alguns processos fotogramétricos, sendo empregada em orientação relativa, fototriangulação, geração de Modelo Digital de Terreno (MDT), entre outros. Os bons resultados do processo de correspondência dependem de vários fatores de natureza geométrica e radiométrica. Assim, é importante a utilização de procedimentos que permitam estimar a qualidade dos parâmetros envolvidos neste processo. Neste sentido, este artigo descreve um procedimento que permite a estimativa da precisão da correlação antes mesmo de realizá-la, a partir de uma análise da janela de referência, que pode ser incorporado ao processo de determinação de correspondência para geração de Modelos Digitais de Terreno e Fototriangulação. O procedimento proposto incorpora a estimativa da matriz variância e covariância das translações a partir dos tons de cinza da janela de referência e a redução do espaço de busca a partir do conhecimento da geometria epipolar. Como conseqüência tem-se disponível um algoritmo mais robusto de correlação, evitando a sua realização em regiões duvidosas. São apresentados vários experimentos com dados simulados e dados reais, mostrando a eficiência da estratégia estudada.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
COSTA, E. R.; TOMAMASELLI, A. M. G.; GALO, M. TÉCNICAS DE PRÉ-ANÁLISE DO PROCESSO DE CORRELAÇÃO VISANDO A GERAÇÃO DE MODELO DIGITAL DE TERRENO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n3-43541. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43541. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").