PRÉ-ALINHAMENTO E REGISTRO DE NUVENS DE PONTOS OBTIDAS COM UMA CÂMERA DE DISTÂNCIA PMD CAMCUBE 3
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As câmeras de distância são dispositivos que utilizam o princípio do Time-of-Flight para a obtenção de imagens de distância. O sensor é um sensor de quadro que captura imagens de profundidade com alta frequência de coleta, das quais se derivam nuvens de pontos tridimensionais. Neste artigo são mostrados os resultados de uma pesquisa relacionada à sua utilização para levantamentos tridimensionais. No trabalho as nuvens de pontos são combinadas usando o método Iterative Closest Point. Como este método requer um pré-alinhamento, um método de pré-alinhamento que analisa partes das imagens em lugar de toda a imagem é proposto. A qualidade da nuvem de pontos obtida com a PMD CamCube 3.0 é avaliada comparando o resultado com uma nuvem de pontos obtida por varredura a LASER. Durante este processo, notou-se o acúmulo de distorções e ruído nas nuvens obtidas com a câmera de distância, devido a seu princípio de funcionamento. Apesar disso, os resultados mostram que o processo de registro permitiu obter um alinhamento adequado e comprova que este dispositivo pode ser usado para obtenção de dados tridimensionais ou para complementar áreas de oclusão ou sombra em dados de varredura a LASER.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BECKER, J. H.; CENTENO, J. A. S. PRÉ-ALINHAMENTO E REGISTRO DE NUVENS DE PONTOS OBTIDAS COM UMA CÂMERA DE DISTÂNCIA PMD CAMCUBE 3. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 7, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n7-44362. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44362. Acesso em: 2 jan. 2025.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").