TÉCNICAS DE DETECÇÃO DE MUDANÇAS EM ÁREAS URBANAS DE BRASÍLIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
De uma maneira geral, as atividades de planejamento urbano são um dos principais agentes causadores das mudanças na paisagem. Assim, Brasília - DF oferece bons exemplos da problemática relacionada à expansão urbana exacerbada, ocasionada por um processo de crescimento demográfico expressivo. Portanto, esse trabalho tem por finalidade identificar a melhor técnica de detecção de mudanças que permita discriminar modificações multitemporais em alvos urbanos específicos, através da ferramenta change detection do software Environment for Visualizing Images (ENVI), bem como propor uma metodologia para tal, a qual aborda um processamento digital de imagens, a partir de dados orbitais extraídos de cenas HRC/CBERS-2B, dos anos de 2008 e 2009, no Plano Piloto. As mudanças multitemporais, ocorridas nesta análise, evidenciaram que a técnica de diferença simples padronizada adequou-se melhor para os alvos considerados como construções e solo exposto; a diferença simples normalizada para regiões alagadas, enquanto que para embarcações o melhor resultado foi a técnica de diferença percentual, apesar da técnica de diferença simples padronizada ter sido também considerada satisfatória. Assim, a imagem resultante indicou o alvo quanto à forma de ocorrência da mudança e a mensurou o mais próximo do real.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DIEDRICH, T. J.; NARVAES, I. da S. TÉCNICAS DE DETECÇÃO DE MUDANÇAS EM ÁREAS URBANAS DE BRASÍLIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 3, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n3-44801. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44801. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").