IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS MANUAIS EM IMAGENS DE PROFUNDIDADE APLICANDO MORFOLOGIA MATEMÁTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo é descrito um método para o reconhecimento de sinais feitos com a mão utilizando dados de imagens de profundidade. A entrada é uma imagem contendo uma cena na qual o usuário apresenta sua mão mostrando números de um a cinco. Esta imagem é inicialmente segmentada utilizando um método de segmentação global baseado na morfologia matemática. A seguir, a imagem binária resultante é analisada, utilizando morfologia matemática binária para separar os dedos do restante da mão e assim contar quantos dedos o usuário apresenta. Testes com imagens reais são mostrados para comprovar a viabilidade do método.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
CENTENO, Jorge Antonio Silva; KISHI, Regina Tiemy. IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS MANUAIS EM IMAGENS DE PROFUNDIDADE APLICANDO MORFOLOGIA MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 4, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n4-43858. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43858. Acesso em: 7 abr. 2025.