OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE DETECÇÃO DE ALTERAÇÕES APLICADOS AO CADASTRO IMOBILIÁRIOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A implantação de sistemas cadastrais multifinalitários urbanos é conhecida como uma atividade altamente onerosa devido ao volume de dados coletados para se atender às diversas áreas da administração municipal. Embora essencial, a atualização desses dados torna-se também um problema, visto que em muitos casos praticamente realiza-se um recadastramento total do município, gerando altos custos e contribuindo para que a atualização em curtos períodos de tempo seja descartada, levando a administração municipal a trabalhar com dados desatualizados. Esse trabalho apresenta uma técnica de atualização, usando os conceitos existentes sobre a manipulação de imagens e banco de dados. A partir de informações sobre edificações contidas em um banco de dados cadastral, foram utilizados algoritmos de detecção de alterações entre imagens de épocas diferentes para avaliar as mudanças de área construída de cada imóvel de forma semi-automática, comparando área encontrado pelo processo detecção de alterações com o valor armazenado no banco de dados. Caso a alteração encontrada seja, relevante, a inscrição do imóvel cadastrado em questão é separada para atualização em campo.. Experimentos em duas áreas teste da cidade de Presidente Prudente mostraram uma redução de 70% no tempo utilizado para atualização dos atributos dos imóveis comparados com métodos convencionais, reduzindo também os custos operacionais da atualização, corroborando a eficiência do método na atualização de dados cadastrais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SOUZA, G. H. B. de; AMORIM, A.; HASEGAWA, J. K. OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE DETECÇÃO DE ALTERAÇÕES APLICADOS AO CADASTRO IMOBILIÁRIOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n2-43783. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43783. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").