SISTEMA DE NAVEGAÇÃO E GUIA DE ROTA ÁUDIO-DINÂMICO COM MÚLTIPLAS ESCALAS AUTOMÁTICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta a elaboração de mapas áudio-dinâmicos e generalizados para um Sistema de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRA). As representações foram projetadas com base nos princípios da comunicação cartográfica, e ênfase nas operações de generalização. A mídia utilizada consistiu em um monitor de navegação de sete polegadas, e as escalas foram definidas em função da mídia e da tarefa tática, e resultaram em 1/10.000, 1/5.000, 1/2.500 e 1/1.000. Sobre uma base na escala 1/1.000, aplicou-se as operações de simplificação, exagero e deslocamento, para a obtenção dos mapas generalizados. Os comandos de voz, pré-gravados na voz feminina, foram executados em sincronia com os mapas. A solução em múltiplas escalas foi implementada em um SINGRA disponível na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP), a partir do compilador Visual Basic e da biblioteca MapObjects. A comparação visual entre o sistema de múltiplas escalas e de escala única revelou que o novo SINGRA pode apresentar a informação em função da tarefa tática, o que é um fator relevante porque para distintos momentos da viagem, o motorista requer diferentes tipos de informação. Todavia, recomenda-se testar as representações com um grupo de motoristas para avaliar a usabilidade do sistema.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MARQUES, A. P. da S.; DECANINI, M. M. S.; PUGLIESI, E. A. SISTEMA DE NAVEGAÇÃO E GUIA DE ROTA ÁUDIO-DINÂMICO COM MÚLTIPLAS ESCALAS AUTOMÁTICAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n1-43777. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43777. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").