METODOLOGIA GEODÉSICA PARA LEVANTAMENTO DE LINHA DE COSTA E MODELAGEM DIGITAL DE ELEVAÇÃO DE PRAIAS ARENOSAS EM ESTUDOS DE PRECISÃO DE GEOMORFOLOGIA E DINÂMICA COSTEIRA

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Soares Teles Santos
Venerando Eustáquio Amaro
Michael Vandesteen Silva Souto

Resumo

Este trabalho apresentou a metodologia geodésica desenvolvida para o levantamento, geração e avaliação de Linhas de Costa (LC) e Modelos Digitais de Elevação (MDE) de litorais arenosos, e um estudo de caso realizado no sistema de ilhas barreiras com praias arenosas e canais de maré intermitentes do Litoral Setentrional do Estado do Rio Grande do Norte (RN), Nordeste do Brasil, sensível ambientalmente e caracterizado pela intensa erosão/acresção costeira sob as atividades petrolíferas. A metodologia permitiu a determinação de LC e MDE a partir de coordenadas geodésicas e de altitudes ortométricas com precisão de poucos centímetros em relação ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), a partir do posicionamento e da altimetria por GPS no modo relativo. As principais características da metodologia proposta são a precisão, o uso de indicador de LC específico para análises de dinâmica costeira e o emprego de referenciais geodésicos (geográfico e altimétrico) unívocos, fixos e relativamente estáveis no tempo.A metodologia aplicada permite a repetição dos levantamentos nas mesmas condições de maré e com os mesmos referenciais geodésicos, sendo adequada para a comparação multitemporal de levantamentos realizados no domínio espacial e temporal e de grande potencial nos estudos de análise da dinâmica costeira (erosão/acresção sedimentar) de precisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, M. S. T.; AMARO, V. E.; SOUTO, M. V. S. METODOLOGIA GEODÉSICA PARA LEVANTAMENTO DE LINHA DE COSTA E MODELAGEM DIGITAL DE ELEVAÇÃO DE PRAIAS ARENOSAS EM ESTUDOS DE PRECISÃO DE GEOMORFOLOGIA E DINÂMICA COSTEIRA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n0-43760. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43760. Acesso em: 26 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelo Soares Teles Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Departamento de Geologia

Venerando Eustáquio Amaro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Departamento de Geologia

Michael Vandesteen Silva Souto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Departamento de Geologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)