METODOLOGIA GEODÉSICA PARA LEVANTAMENTO DE LINHA DE COSTA E MODELAGEM DIGITAL DE ELEVAÇÃO DE PRAIAS ARENOSAS EM ESTUDOS DE PRECISÃO DE GEOMORFOLOGIA E DINÂMICA COSTEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresentou a metodologia geodésica desenvolvida para o levantamento, geração e avaliação de Linhas de Costa (LC) e Modelos Digitais de Elevação (MDE) de litorais arenosos, e um estudo de caso realizado no sistema de ilhas barreiras com praias arenosas e canais de maré intermitentes do Litoral Setentrional do Estado do Rio Grande do Norte (RN), Nordeste do Brasil, sensível ambientalmente e caracterizado pela intensa erosão/acresção costeira sob as atividades petrolíferas. A metodologia permitiu a determinação de LC e MDE a partir de coordenadas geodésicas e de altitudes ortométricas com precisão de poucos centímetros em relação ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), a partir do posicionamento e da altimetria por GPS no modo relativo. As principais características da metodologia proposta são a precisão, o uso de indicador de LC específico para análises de dinâmica costeira e o emprego de referenciais geodésicos (geográfico e altimétrico) unívocos, fixos e relativamente estáveis no tempo.A metodologia aplicada permite a repetição dos levantamentos nas mesmas condições de maré e com os mesmos referenciais geodésicos, sendo adequada para a comparação multitemporal de levantamentos realizados no domínio espacial e temporal e de grande potencial nos estudos de análise da dinâmica costeira (erosão/acresção sedimentar) de precisão.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
SANTOS, Marcelo Soares Teles; AMARO, Venerando Eustáquio; SOUTO, Michael Vandesteen Silva. METODOLOGIA GEODÉSICA PARA LEVANTAMENTO DE LINHA DE COSTA E MODELAGEM DIGITAL DE ELEVAÇÃO DE PRAIAS ARENOSAS EM ESTUDOS DE PRECISÃO DE GEOMORFOLOGIA E DINÂMICA COSTEIRA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n0-43760. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43760. Acesso em: 25 abr. 2025.