MÉTODO PARA ESTIMAR AS TAXAS DE EMISSÃO DE MATERIAL PARTICULADO E MONÓXIDO DE CARBONO A PARTIR DAS MEDIDAS DE ENERGIA RADIATIVA DO FOGO PROVENIENTES DO WFABBA/GOES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho avalia o emprego da energia radiativa do fogo (ERF) para estimar as emissões de material particulado com diâmetro menor que 2,5 μm (PM2,5μm) e monóxido de carbono (CO) para o período de queimadas na América do Sul. Utilizaram-se os dados provenientes dos produtos MOD04/MYD04 e o produto derivado do satélite GOES denominado WFABBA (Wildfire Automated Biomass Burning Algorithm) para calcular os coeficientes de emissão baseados na ERF para o satélite GOES e para calcular o total de gases e aerossóis emitidos para a atmosfera. Com uma correlação entre os dados de fumaça e a ERF superior a 86%, originaram-se três coeficientes que permitem estimar a quantidade de gases liberados para a atmosfera. Para o período de 15/julho a 15/novembro/2002 liberou-se na forma de ERF para a América do Sul 1,28x108 MW, com um total de 7x105 kg.s-1 de PM2,5μm e 9,6x106 kg.s-1 de CO.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
PEREIRA, Gabriel; MORAES, Elisabete Caria; SHIMABUKURO, Yosio Edemir; CARDOZO, Francielle da Silva; FREITAS, Saulo Ribeiro de; FERREIRA, Nelson Jesus. MÉTODO PARA ESTIMAR AS TAXAS DE EMISSÃO DE MATERIAL PARTICULADO E MONÓXIDO DE CARBONO A PARTIR DAS MEDIDAS DE ENERGIA RADIATIVA DO FOGO PROVENIENTES DO WFABBA/GOES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 4, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n4-43697. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43697. Acesso em: 19 mar. 2025.